quinta-feira, 6 de agosto de 2015

2 Timóteo 4:14-15

2 Timóteo 4:14-15 - Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras.
ALEXANDRE, O LATOEIRO. Já na sua primeira carta a Timóteo, o autor menciona este mesmo indivíduo como sendo alguém que vinha prejudicando o ministério de Paulo e a divulgação do evangelho de Cristo Jesus, porque ele juntamente com Himeneu semeavam as heresias gnósticas. O fato do escritor citar sua profissão, nos deixa subtendido de que ele era um fabricante de ídolos e imagens de escultura, coisa que o evangelho pregado por Paulo era contra, razão porque ele lutava contra o apóstolo.

CAUSOU-ME MUITOS MALES. Tanto o Judaísmo como o cristianismo são religiões monoteístas, ou seja, não aceitam adoração nem veneração aos ídolos nem as imagens de esculturas. Já as seitas heréticas são politeístas, ou seja, adoram e veneram seus ídolos e imagens de esculturas, porque são religiões pagãs. O evangelho pregado por Paulo representava uma ameaça aos lucros obtidos por Alexandre com a fabricação dos ídolos e de suas imagens de esculturas. Com isso, ele passou a perseguir o apóstolo Paulo, que foi enviado por Cristo ao mundo gentílico.

O SENHOR LHE PAGUE. O apóstolo, mesmo sendo um homem muito influente por ser nesta época um dos mais destacados líder da igreja de Cristo no mundo gentílico, não revidou nem procurou contra-atacar o furioso Alexandre, mas o entregou nas mãos do Senhor, que é o justo juiz. O seguidor de Cristo Jesus, Rei dos reis e Senhor dos senhores, não precisa se defender nem revidar a quem lhe causa prejuízos ou danos, basta entregar ao Senhor Jesus os seus inimigos e opositores e tudo será resolvido.

SEGUNDO A SUA OBRA. Essas obras sobre as quais se refere o apóstolo dizem respeito às oposições e os maus feitos que Alexandre, o latoeiro, empreendeu contra Paulo e seu ministério, tentando atrapalhar as atividades evangelísticas do apóstolo em executar sua missão. Enquanto o apóstolo pregava de que somente Deus Pai, Filho e Espirito Santo é digno de adoração, Alexandre empregava todo o seu empenho na fabricação de ídolos e imagens de escultura, além do mais, ensinava ao povo de que as pessoal podiam adorar e venerar os ídolos e as imagens que não era pecado.

TU, GUARDA-TE TAMBÉM DELE. Não se sabe ao certo se Alexandre morava em Éfeso, onde Timóteo era o líder da igreja local, ou em Trôade, por onde o jovem ministro tinha que passar para pegar a capa, os livros e os pergaminhos do apóstolo. Todavia, a preocupação do autor era de que seu amigo e filho na fé, Timóteo, procurasse evitar o desgaste com esse herege. Se possível Timóteo cuidasse em até mesmo não ter nem um contato com Alexandre, porque ele era nocivo e perigoso. Há quem diga que este Alexandre juntamente com Himeneu eram chefes do gnosticismo herético.

PORQUE RESISTIU MUITO ÀS NOSSAS PALAVRAS. O apóstolo teve que enfrentar muitas oposições dentro e fora da comunidade cristã para propagar a mensagem do evangelho das boas novas de Cristo. Isso porque os judaizantes empreenderam pesado contra os ensinos de Paulo, como também os falsos mestres gnósticos estavam sempre no seu calcanhar tentando desfazerem os ensinos e pregações transmitidas pelo apóstolo. Sem contar com os ataques dos chefes das seitas heréticas das religiões pagas, e as perseguições das autoridades romanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...