terça-feira, 25 de agosto de 2015

2 Timóteo 4:17

2 Timóteo 4:17 - Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.
MAS O SENHOR ASSISTIU-ME. Enquanto os líderes da igreja cristã de Roma negaram o apoio ao apóstolo quando de seu julgamento perante as autoridades romanas, quando o correto era que deveriam prestar toda assistência religiosa, psicológica e jurídica a Paulo, porem fizeram ao contrário. No entanto, o apóstolo dos gentios não foi desamparado pelo Senhor Jesus, ele que cuida dos seus e defende todos aqueles que confessam o seu nome, principalmente aqueles que vivem para o seu evangelho.

E FORTALECEU-ME. Temores haviam por todas as partes, as acusações que levantaram contra Paulo eram fortes, as próprias autoridades romanas que estavam incumbidas de julgarem ao apóstolo eram contra ele. Todavia, mesmo estando sozinha diante dos seus algozes opositores, o apóstolo não se deu por vencido, de antemão preparou o seu testemunho e provas para se defender dos seus acusadores. E isso ele fez com o apoio absoluto e irrestrito do Advogado poderoso, Jesus Cristo (1 João 2:1).

PARA QUE POR MIM. Neste ponto, tem certa razão em defenderem os que pensam que este seria o primeiro julgamento de Paulo perante as autoridades romanas, apesar de que ao que tudo indica, o apóstolo se encontrava no momento de seu segundo aprisionamento em Roma, quando escreveu esta sua segunda carta a Timóteo, isso diz a tradição. Se Paulo se refere ao seu primeiro aprisionamento em Roma, é certo dizer que ele ainda tinha muito que fazer em prol do evangelho de Cristo no mundo gentílico, razão porque foi solto para cumprir o resto de sua missão.

FOSSE CUMPRIDA A PREGAÇÃO. O grupo dos doze apóstolos originais concentraram suas atividades evangelísticas e ministeriais na Palestina e mais especificamente em Israel, vindo somente depois dos anos setenta, quando o imperador Tito mandou queimar Jerusalém, a se expandirem para o mundo gentílico. No caso de Paulo, ele foi chamado e comissionado por Cristo para cumprir seu ministério de pregação entre as nações gentílicas, por isso que ficou sendo chamado de apóstolo dos gentios.

E TODOS OS GENTIOS. As Escrituras separam as nações em dois grandes grupos distintos, (Isso no que concerne ao sistema religioso) os judeus e os gentios. Os judeus são todos aqueles que fizeram parte do judaísmo, por serem descendentes dos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó. Já os gentios eram todos os demais povos do mundo que seguiam as religiões consideradas pagãs pelos filhos de Israel.

A OUVISSEM. Como Paulo foi chamado e comissionado para ser o porta voz de Deus e levar o evangelho das boas novas ao mundo gentílico, ele cuidou em cumprir com eficácia seu ministério de pregação em todo mundo civilizado de sua época. Percebe-se que o apóstolo não foi acolhido pelo grupo do doze, e Pedro até tentou resolver esta questão, porem, a missão de Paulo era na Europa, Ásia e parte da África, a fim de que os gentios ouvissem as boas novas do evangelho de.

E FIQUEI LIVRE DA BOCA DO LEÃO. Esta frase nos faz pensar que a ocasião sobre a qual o escritor se reporta diz respeito ao seu primeiro aprisionamento na capital do império romano, ou de outras vezes que ele foi preso por defender e pregar as boas novas de Cristo, tais como em Éfeso, Cesareia, Jerusalém e etc. O certo é que o Senhor Jesus criou uma atmosfera favorável para que ele continuasse seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...