segunda-feira, 31 de agosto de 2015

1 Tessalonicenses 2:6-7

1 Tessalonicenses 2:6-7 - E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados. Antes fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos.
E NÃO BUSCAMOS GLÓRIA DOS HOMENS. Percebe-se que o escritor continua como que desabafando sobre aqueles que podiam ter lhe fornecido todo apoio, quando do início do seu ministério, desde o momento em que ele se dispôs a levar as boas novas sobre Cristo ao mundo gentílico. No entanto, ele próprio declara que já não esperava receber mesmo o apoio dos apóstolos originais, o que ele chama de glória dos homens, mas preferiu com a força vinda de Deus partir para realizar e executar a grande obra que o Senhor havia determinado que ele fizesse pelo mundo afora.

NEM DE VÓS, NEM DE OUTROS. Assim como o apóstolo não esperava apoio do grupo dos doze, nem das principais lideranças da igreja mãe de Jerusalém, agora ele também declara de que não esperava mesmo receber apoio dos seus opositores dentro da igreja de Tessalônica, nem muito menos de quem quer que seja. Foi admirável a determinação do apóstolo em com força de vontade realizar tudo aquilo que estava no seu coração, quanto o trabalho de evangelismo e missões no mundo.

AINDA QUE PODÍAMOS. Se o apóstolo quisesse, ele teria se achegado as principais lideranças cristãs de Jerusalém, e com certeza teria conquistado o seu espaço dentro do grupo dos doze apóstolos originais, até porque era perceptível que Deus tinha grande obra em sua vida. Além do mais, ele poderia por meios subalternos granjear o apoio das lideranças da igreja de Tessalônica e das demais igrejas espalhadas por todo o mundo para se constituir como o manda chuva da comunidade cristã, o que não fez.

COMO APÓSTOLO DE CRISTO. É dado por certo, que conforme a tradição cristã, Paulo se tornou o “grande apóstolo de Cristo aos gentios”. Há quem diga que o ministério dos apóstolos originais tenha se precipitado, ao escolher Matias em lugar de Judas Iscariotes, e não Paulo. Também é fato que Pedro tentou concertar isso, ao convidar a Paulo para ir até Jerusalém, quem sabe com a tentativa de conversar com Tiago, que era o principal líder do grupo, por ser irmão do Senhor, porem não deu certo.

SER-VOS PESADOS. Depois de mostrar suas credencias e relatar o caminho percorrido até então, o apóstolo faz saber aos seus leitores que tinha autoridade o suficiente para usufruir, se assim o quisesse, dos benefícios financeiros dos que faziam parte da igreja de Tessalônica. Ou quem sabe ser mais exigente com os seguidores de Cristo naquele lugar, em termos de doutrina, exortação ou até disciplina para quem merecesse.

ANTES FOMOS BRANDOS ENTRE VÓS. No entanto, como o apóstolo era movido pela combustão do amor, em vez de usar de rigidez, ele sempre agia de forma branda e compassiva para com todos, tendo como exemplo a vida de Cristo Jesus, que deu tudo de si mesmo pelo seus amigos, e para o bem dos seus seguidores, e discípulos do seu reino. Era uma característica peculiar do apóstolo, tratar bem os seus filhos na fé em Cristo.

COMO A AMA QUE CRIA SEUS FILHOS. Esta “ama” a que se refere o auto, era um tipo de mulher que por ser tão amorosa para com seus legítimos filhos, era convidada pelas mulheres da alta sociedade, para cuidar de seus filhos e filhas. Assim agia Paulo com todos aqueles que se convertia ao cristianismo, ele fazia questão de acompanhar pessoalmente essas pessoas, com educação, cuidado, muito amor e consideração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...