segunda-feira, 31 de agosto de 2015

1 Tessalonicenses 2:12

1 Tessalonicenses 2:12 - Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória.
PARA QUE. Todo o trabalho desenvolvido pelo apóstolo e seus companheiros de ministério dentro da área da cidade de Tessalônica e todas as fadigas pelas quais eles tiveram que passar, tinha objetivos e finalidades bem definidos. A vida santa e justa que eles procuraram se aplicar no meio dos irmãos, seus esforços e trabalhos, renúncia da ajuda financeira da igreja, trabalhando noite e dia para não depender de ninguém financeiramente, os ensinos em forma de conselhos e consolação, tudo tinha alvos a serem alcançados, que este texto que estamos comentando coloca em pauta e explica.

VOS CONDUZÍSSEIS. Neste ponto, o autor declara suas metas pelas quais ele e seus amigos suportaram tantas coisas para levarem o evangelho das boas novas aos moradores de Tessalônica, bem como seus esforços por prosseguirem com os trabalhos de discipulado com os convertidos ao cristianismo. Era como se essas atividades levassem em seus braços os novos convertidos ao coração do próprio Deus, guiando seus passos ao encontro com Cristo para participarem da nova aliança da graça divina, tendo então, efeitos bem definidos com a obra de reconciliação com Deus.

DIGNAMENTE. O apóstolo tinha um cuidado especial em preparar os seguidores de Cristo, que eram os novos convertidos, para que vivessem, agora, de conformidade com as doutrinas da nova aliança, e com isso viverem dignamente perante o Senhor. Assim como ele buscava viver uma vida de santidade perante o Criador de todas as coisas, também procurava incentivar as novas criaturas em Cristo Jesus a que se separassem das coisas do mundo, ao mesmo tempo em que se dedicassem para Deus.

PARA COM DEUS. Essa frase tanto se refere ao Deus da antiga aliança, como também ao Deus da nova aliança, Cristo Jesus, porque tudo que o Antigo Testamente atribui a Deus Pai, dentro das páginas do Novo Testamento pode e deve ser também atribuído ao Filho de Deus, Jesus Cristo. O que o escritor tenciona em transmitir aos seus leitores é que, seus esforços no ensino da palavra eram para que pudesse leva-los a ter plena comunhão com Deus, lhes ensinando a buscar o reino de Deus em primeiro lugar.

QUE VOS CHAMA. Este ensino sobre a chamada de Deus na vida dos seguidores de Cristo é recorrente dentro das Sagradas Escrituras, ora falando da Escolha de Cristo na vida dos seus remidos, ora falando da eleição dos salvos para a vida eterna, ora declarando sobre a predestinação dos eleitos de Deus. Salmos 100:3 – nos fez povo seu, Efésios 1:5 – Somos predestinados segundo a sua vontade, Romanos 8:29-30 – Aos que chamou a este justificou, João 15:16 – Escolhidos e nomeados por Cristo.

PARA O SEU REINO. Escrever sobre o reino de Deus é a mesma coisas que falar sobre o governo de Cristo, sobre a vida dos seus escolhidos e sobre todo o mundo e sobre todas as coisas. Antes mesmo de sua vinda, como o Messias de Deus, já havia a promessa do Pai, de que o Cristo de Deus reinaria sobre tudo e sobre todos (Daniel 7:14). Conforme a mensagem do evangelho, Cristo é Rei dos reis e Senhor dos senhores.

E GLÓRIA. Quando fala sobre a glória de Deus e de Cristo está falando do seu poder e seu domínio sobre tudo e sobre todos. Deus é o Todo-poderoso e deu ao seu Filho, Jesus Cristo, todo poder no céu e na terra (Mateus 28:18). Também fala de seu resplendor, luz e majestade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...