segunda-feira, 31 de agosto de 2015

1 Tessalonicenses 2:10

1 Tessalonicenses 2:10 - Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, e justa, e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes.
VÓS E DEUS. Boa parte dos comentaristas bíblicos são unânimes, em concordarem de que neste tempo, alguns vindos da parte da igreja mãe de Jerusalém tentavam invadir e dominar os campos missionários e as igrejas já fundadas por Paulo e seus companheiros de ministério. Razão porque o apóstolo usa de sua defesa pessoal, o testemunho dos próprios irmãos de Tessalônica e a aprovação de Deus para sustentar a tese de que ele e seus companheiros de ministério eram quem deviam continuar administrando aquelas comunidades cristãs, que foram fundadas por eles.

SOIS TESTEMUNHAS. A igreja de Cristo que estava na cidade de Tessalônica bem como o próprio Deus testemunhavam em favor do ministério de Paulo e de seus companheiros, a respeito dos seus trabalhos e intenções naquele campo missionário. Todavia, nem os cristãos daquele lugar nem Deus poderiam dar o mesmo testemunho a respeito dos cristãos judaizantes, que buscavam se infiltrar no meio da comunidade cristã para tirarem proveitos financeiros do povo de Deus, o que Paulo reprovava.

DE QUÃO SANTA. O escritor faz lembrar aos seus leitores, bem como o próprio Deus dava testemunho, do tipo de vida que o apóstolo e seus companheiros de ministério viveram entre os que faziam parte da igreja de Cristo naquela cidade. A santidade cristã é caracterizada pela separação do mundanismo, como também pela dedicação as coisas do reino de Deus. Já a santidade religiosa é diferente, porque é um tipo de vida artificial, sem prática, voltada para ativismo religioso e não para o amor a Deus e o próximo.

E JUSTA. Esse tipo de vida que o apóstolo e seus companheiros de ministério procuraram viver entre os que faziam parte da igreja de Cristo em Tessalônica, se caracterizava pela prática de uma vida justa, em que dava o devido valor a Deus as coisas do seu reino e a prática do amor fraternal para com todos sem distinção de cor, raça ou posição social. Para o autor desta edificante carta do Novo Testamento, não havia ninguém melhor do que ninguém, porque todos eram considerados iguais, como servos de Cristo.

E IRREPREENSIVELMENTE. Ninguém, nem mesmo os opositores de Paulo e dos seus auxiliares podiam acusa-los de qualquer tipo de comportamento inadequado dentro e fora da comunidade cristã de Tessalônica. Pelo contrário, a vida que eles viviam, enquanto estavam entre os seguidores de Cristo naquele lugar, era para glória, honra e louvor do nome de Cristo. Eles procuraram viver de forma digna e irrepreensível.

NOS HOUVEMOS PARA CONVOSCO. Essa frase nos leva a pensar da forma justa e equilibrada de como o apóstolo e seus amigos de ministério buscaram administrar a igreja de Cristo naquela cidade, desde os primeiros momentos, quando eles chegaram para evangelizar aquele lugar e depois da comunidade cristã já fundada. O apóstolo, como o mais importante fundador de igrejas no mundo gentílico da era apostólica tinha muita experiência em como se comportar no meio do povo de Deus.

OS QUE CRESTES. À medida que, o apóstolo e seus companheiros de ministério evangelizavam os cidadãos de Tessalônica e as pessoas se convertiam ao cristianismo, estes passavam a fazer parte da igreja cristã daquela cidade. E o apóstolo se dedicou inteiramente na sua organização e também na sua administração, por isso que ele se tornou bem querido e afeiçoado entre todos os que faziam parte daquela igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...