quarta-feira, 26 de agosto de 2015

1 Tessalonicenses 1:8

1 Tessalonicenses 1:8 - Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma.
PORQUE POR VOS. A igreja de Tessalônica foi bem instruída pelo apóstolo Paulo em tudo que concerne às coisas do evangelho de Cristo. E os cristãos daquele lugar se tornaram bons discípulos do reino de Cristo. Seguindo é claro os ensinos de Paulo como missionário e fundador daquela comunidade cristã. Eles viram no apóstolo um bom exemplo de como se deve cumprir o ide imperativo do Senhor Jesus, em semear a palavra do evangelho a toda criatura, conforme está escrito em (Marcos 16:15).

SOOU A PALAVRA DO SENHOR. Ao se converterem ao cristianismo, os cristãos de Tessalônica foram tomados pelo amor cristão pelos não convertidos, no sentido de os levarem ao conhecimento das boas novas do evangelho do Senhor Jesus. E cada um daqueles que recebiam a Cristo como Senhor e Salvador, se tornava um pregador do evangelho libertador, em levar a Cristo aqueles que ainda não o conheciam. Com isso a palavra de Deus se espalhou por toda aquela região da Grécia.

NÃO SOMENTE NA MACEDÔNIA E ACAIA. Macedônia era uma província romana ao norte da Grécia. Já a Acaia era a outra província romana ao sul, que juntamente com a Macedônia formavam a Grécia. A Grécia era um país que ficava ao sul da Europa. Paulo esteve visitando aquela região em sua segunda e terceira viagem missionária e esteve em Tessalônica, Filipos, Bereia, Antenas e Corinto. Paulo nos faz saber que a igreja de Cristo que estava em Tessalônica se tornara uma igreja missionária em levar o evangelho de Cristo além das fronteiras do seu próprio país.

MAS TAMBÉM EM TODOS OS LUGARES. A cidade de Tessalônica se tornou pequena para os evangelistas daquela igreja. Certamente cuidaram em levar as boas novas em todas as cidades da Macedônia, Acaia e em toda a Grécia, que com o seu idioma, o grego, contribuiu decisivamente na propagação do evangelho. A igreja de Tessalônica foi além das fronteiras da Grécia com as boas novas. Certamente contribuiu para a divulgação do evangelho em toda Europa e demais regiões do velho continente. Ao ponto de chegar a todos os lugares habitados da época.

A VOSSA FÉ PARA COM DEUS SE ESPALHOU, DE TAL MANEIRA. Quando o escritor se refere a vossa “fé para com Deus”, certamente ele esta tratando da nova fé dos cristãos, de acordo com a nova aliança de Deus com a humanidade. E não da velha aliança de Deus com Israel, nem tão pouco da fé pagã dos gentios sem Deus. A igreja de Tessalônica teve uma importância fundamental em divulgar esta fé cristã em Cristo.

QUE JÁ DELA NÃO TEMOS NECESSIDADE DE FALAR COISA ALGUMA. Paulo tem uma visão global neste tempo, de como a fé cristã chegou a todas as nações do mundo habitável de sua época. E podemos conjecturar de que ele se sentia realizado por ser um dos tais que contribuiu para que isto viesse a acontecer. E sua missão se cumprir no mundo, como apóstolo dos gentios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...