quinta-feira, 27 de agosto de 2015

1 Tessalonicenses 2:3

1 Tessalonicenses 2:3 - Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência.
PORQUE. Neste mesmo tempo em que o apóstolo cumpria a sua missão de levar o evangelho genuíno das boas novas de Cristo havia muitos outros, que eram falsários, e que se aproveitavam da boa aceitação da nova mensagem de esperança, na nova dispensação, para tirarem proveito pessoal dos novos convertidos ao cristianismo. De maneira que, os opositores de Paulo, dentro e fora da igreja, tentavam coloca-lo na categoria de falso pregador de boas novidades entre o povo, E isso prejudicava os trabalhos do apóstolo dos gentios.

A NOSSA. Uma grande quantidade de pregadores itinerantes saíram mundo a fora usando o evangelho para explorarem os novos convertidos ao cristianismo, entre eles, os cristão ortodoxos do judaísmo, os falsos mestres gnósticos, e novas seitas que se diziam cristãs, mas que não passavam de falsas religiões pagãs. No entanto, a mensagem pregada por Paulo era verdadeira e as comunidades cristãs fundadas por ele e por seus auxiliares, que também eram missionários, eram aprovadas por Deus.

EXORTAÇÃO. Nesta carta de Paulo enviada à igreja de Cristo que estava na cidade de Tessalônica, bem como nas suas demais correspondências enviadas aos seus leitores, contem muitas exortações em forma de conselhos, a fim de alertar aos seus leitores sobre os perigos que rondavam as comunidades cristãs, no tocante as heresias que surgiam a todo o momento. Os seus conselhos visavam abrir o entendimento dos novos convertidos e principalmente dos líderes cristãos sobre os falsos ensinos.

NÃO FOI. O fato é que todas as forças contrárias ao evangelho, neste tempo, se mobilizaram para deter os mensageiros das boas novas de Cristo e o bom andamento do crescimento e desenvolvimento do cristianismo na terra. Mas, como os meios utilizados por Paulo e seus cooperadores foram legítimos e estavam de acordo com o plano de Deus, mesmo enfrentando as inúmeras dificuldades, a obra do evangelho cada vez mais se expandia, não só em Filipos, mas também em Tessalônica.

COM ENGANO. Os judaizantes por meio de suas fábulas artificias, os Falsos mestres gnósticos com suas filosofias sofistas, os enganadores líderes das seitas heréticas do paganismo e os falsos cristãos que se infiltravam no meio da comunidade cristã usavam do engano. Porem, o apóstolo e seus cooperadores faziam a obra de Cristo e cumpriam missões de conformidade com as determinações de Deus, sendo guiados e impulsionados pelo Espirito de Cristo, e pelo grande poder de Deus.

NEM COM IMUNDÍCIA. Nesta mesma época, as seitas heréticas bem como os líderes falsos do gnosticismo partiam mesmo para o lado mais ridículo de acharem de que os adeptos de suas respectivas religiões deviam se embrenharem na carnalidade e na pecaminosidade para libertarem a alma do corpo, por meio da imundícia, da depravação, da licenciosidade desenfreada, sendo dominados pelas concupiscências da carne.

NEM COM FRAUDULÊNCIA. Os falsos líderes das seitas heréticas usavam de todos os meios ilegais e imorais para tentarem enganar os mais simples com suas fraudes e mentiras inventadas. Ganhavam a confiança das pessoas, até aplicarem seus golpes financeiros e levarem vantagem em tudo. Essas fraudes se davam com a invenção de que faziam milagres e prodígios, porem, tudo era manipulação para enganar os outros. Nos dias de hoje existem muitos charlatões aplicando tais golpes e fraudes contra o povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...