quarta-feira, 26 de agosto de 2015

1 Tessalonicenses 1:6-7

1 Tessalonicenses 1:6-7 - E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia.
E VÓS FOSTES FEITOS NOSSOS IMITADORES. Escrevendo aos Filipenses Paulo solicita que os cristãos sejam seus imitadores: Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam (Filipenses 3:17). Já escrevendo aos Coríntios ele adverte que sejam seus imitadores: Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores. (1 Coríntios 4:16). A convivência de Paulo entre os cristãos de Tessalônica lhes deixou um exemplo de um bom Cristão, a ser seguido. O apóstolo era um ótimo discipulador do reino de Cristo.

E DO SENHOR. Imitadores do Senhor Jesus Cristo, ou seja, discípulos de Cristo, porque discípulo quer dizer aquele que segue os ensinos do seu Mestre. A escritura aconselha: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. (Efésios 5:1). Jesus é o nosso exemplo a ser seguido. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. (João 13:15). E tem mais. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. (I João 2:6). O Senhor Jesus nos deixou um exemplo de vida correta, de perfeita comunhão com o Pai e de serviço intenso ao reino de Deus.

RECEBENDO A PALAVRA. A mensagem das boas novas de Cristo foi bem recebida nos corações dos que faziam parte da igreja de Cristo na cidade de Tessalônica. Certamente passava na mente de Paulo os momentos iniciais de sua missão naquela cidade, quando ali chegou com o evangelho libertador do Senhor Jesus. Não tinha como esquecer-se do modo como os cidadãos daquele lugar foram receptíveis a mensagem por ele anunciada. Como também os novos convertidos estavam atentos aos ensinos que o missionário lhes comunicava sobre como ser seguidor de Cristo.

EM MUITA TRIBULAÇÃO. A partir do momento em que os cidadãos da cidade de Tessalônica foram se convertendo ao cristianismo passaram a ser alvo dos ataques dos Judeus legalistas, do império romano com suas autoridades, assim como também dos líderes das demais religiões pagãs ali já existentes. E descobrimos neste ponto desta epístola de Paulo que a igreja de Cristo em Tessalônica era também mais uma das comunidades cristãs daquela época bastante perseguida, por fazer parte do reino de Deus e de Cristo. Os cristãos daquele lugar tiveram que enfrentar aflições e perseguição.

COM GOZO DO ESPÍRITO SANTO. No entanto, contavam com o gozo dado pelo Espírito Santo para suportarem tais tribulações. Até porque ele é chamado de Consolador: João 14:16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre. Quem tem o Espírito de Deus, não se deixa abater com pouca coisa. Mesmo enfrentando as perseguições canta hinos de vitória.

DE MANEIRA QUE FOSTES EXEMPLO PARA TODOS OS FIÉIS DA MACEDÔNIA E ACAIA. As igrejas da Macedônia e Acaia, tomando conhecimento da perseverança dos cristãos de Tessalônica, em meio às aflições e perseguições, se fortaleciam na fé. Macedônia era uma província romana ao norte da Grécia. Já a Acaia era a outra província romana, que juntamente com a Macedônia formavam a Grécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...