terça-feira, 25 de agosto de 2015

2 Timóteo 4:19-20

2 Timóteo 4:19-20 - Saúda a Prisca e a Áqüila, e à casa de Onesíforo. Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto.
SAÚDA A PRISCA. Como se aproxima o final desta segunda carta de Paulo ao seu filho na fé, o jovem ministro do evangelho e líder atual da igreja de Cristo em Éfeso, o escritor começa a sua lista de nomes com suas saudações pessoais aos seus amigos e companheiros de ministério. Ao que tudo indica Prisca era uma mulher muito influente entre a cristandade, até porque o seu nome nas referencias a ela e ao seu esposo, seu nome aparece na frente, dando a entender que ela era mais importante do que ele.

E A ÁQUILA. Ele era o esposo de Prisca, ao que tudo indica ela era uma cidadã romana, e ele era judeu, razão porque, segundo a tradição cristã, eles foram expulsos de Roma no ano de 52 D.C por um decreto do imperador romano, Claudio, que ordenou a expulsão de todos os cidadãos judeus da capital do império. Prisca e Áquila foi um casal que deu exemplo de como podem ajudar no apoio a igreja de Cristo, quando abriram as portas de sua casa para ajudar ao povo de Deus. Além do mais, eles sofreram perseguições, mas não negaram a sua fé no Salvador, Jesus Cristo.

E A CASA DE ONESÍFORO. A saudação de Paulo a “casa de Onesíforo” e não a ele, é que, conforme o pensamento dos comentaristas bíblicos, este homem já havia falecido quanto o apóstolo escreveu esta carta. Verdade é que este homem, por nome de Onesíforo deu toda a sua assistência possível ao apóstolo quando ele esteve preso em Roma, em sua primeira prisão ou quem sabe em parte também de seu segundo aprisionamento na capital do império, e Paulo agradecia a sua família por tudo.

ERASTO. Ao que tudo indica este Erasto fez algumas viagens missionárias com Paulo e algumas outras representando o apóstolo. Alguns intérpretes do Novo Testamento defendem de que de fato Erasto era um dos líderes da igreja em Éfeso, enquanto que outros afirmam de que ele ali estivesse para ajudar a Timóteo na organização da comunidade cristã daquela cidade. Mas, há outros que falam neste Erasto como sendo o tesoureiro da igreja de Cristo na cidade de Coríntio, e não da igreja em Éfeso.

FICOU EM CORINTO. Escritos antigos dão conta de construções feitas por Erasto de seu próprio bolso, o que sustenta a tese de que ele era um homem muito importante naquela, cidade além de ser alguém bem sucedido financeiramente. O certo é que a tradição cristã defende que ele era o tesoureiro da igreja de Cristo em Corinto, e que por muitas vezes esteve pessoalmente com Paulo em suas viagens missionárias, e já em outras ocasiões teve que representar o apóstolo nas igrejas, por ele estar preso.

E DEIXEI TRÓFIMO. Este personagem citada pelo escritor neste ponto de sua carta, diz respeito a mais um dos seus cooperadores nos trabalhos missionários e ministeriais que acompanhava a Paulo em suas viagens. Os judeus acusaram o apóstolo Paulo de ter introduzido um estranho no tempo de Jerusalém, ocasião que gerou um tumulto contra o apóstolo dos gentios, o levando a ser detido em Jerusalém.

DOENTE EM MILETO. Não se sabe ao certo em que ocasião Paulo tenha deixado o seu amigo de missões na cidade de Mileto, nem que tipo de enfermidade havia acometido aquele cooperador do apóstolo. Mileto ficava cerca de oitenta quilômetros de Éfeso, dentro da região da Ásia Menor, lugar de missões evangelísticas do grande apóstolo dos gentios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...