terça-feira, 25 de agosto de 2015

2 Timóteo 4:21

2 Timóteo 4:21 - Procura vir antes do inverno. Êubulo, e Prudente, e Lino, e Cláudia, e todos os irmãos te saúdam.
PROCURA VIR. O apóstolo tenta convencer ao seu amigo e filho na fé, Timóteo, de que ele precisava tomar a atitude de viajar até a capital do império para lhe prestar a devida assistência neste momento de sua vida, até porque era o mais delicado de todos. Verdade é que não era nada fácil para o jovem ministro do evangelho ter que deixar suas atividades ministeriais em Éfeso, a fim de atender a solicitação do seu pai na fé, até porque, outros vindos de Jerusalém estavam rondando aquela igreja para se apossarem do cargo de ministro da igreja naquela cidade, que era uma grande igreja.

ANTES DO INVERNO. O autor estava preso no cárcere do estado romano, que era úmido e frio, portanto, se aproximava o período do inverno que piorava cada vez mais esta situação quanto ao clima, até porque a cidade de Roma fica em cima de altas colinas montanhosas e o frio em determinados momentos do ano é por demais intenso. Um pouco antes, o apóstolo havia pedido a Timóteo (Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade 4:13), porque ele precisava deste agasalho para se proteger do frio terrível que castigava os prisioneiros no período do inverno em Roma.

ÊUBULO. Este não era um nome muito comum nos tempos do Novo Testamento, é tanto que só se encontra nesta referência bíblica, e tem o significado de: aquele que tem bons desejos. Alguns comentaristas chegam a afirmarem de que este não seria um nome próprio, mas que o autor se referia a alguém que era bem conhecido por Timóteo e por Paulo, que carregava consigo suas mais leais intenções de ajudar a Paulo, como também a obra de Deus. Alguns dos líderes cristãos estavam neste tempo sendo ameaçados de prisão e até de morte, por isso que viviam no anonimato.

E PRUDENTE. Já este nome era mais comum entre os romanos e gregos, inclusive tem a mesma pronúncia em nossa língua portuguesa. De acordo com as tradições cristãs, temos duas personagens com este nome na história da igreja primitiva, falasse no primeiro como fazendo parte dos setenta discípulos originais do Senhor Jesus, aqueles que foram enviados de aldeia em aldeia pelo senhor Jesus para pregar o evangelho. Já o segundo diz respeito a este de quem o autor se refere neste ponto de sua carta a Timóteo, ele que era cooperador de Paulo, e que lhe ajudava fazendo missões.

E LINO. Este nome tem sua origem no trabalho artesanal do linho, talvez porque ele próprio fosse um chefe de família que exercesse tal atividade ou seus pais fosse desta mesma profissão. Conforme escritos mais antigos, ele se converteu ao cristianismo por meio das atividades evangelísticas de Pedro na capital do império romano, vindo, conforme a tradição cristã, a ser um dos sucessores do apóstolo, se realmente este se tornara o líder da igreja cristã de Roma, coisa que é um tanto incerta.

E CLÁUDIA. Ainda de conformidade com as tradições cristãs mais antigas, essa era uma jovem de origem britânica, que se convertera ao cristianismo por meio das campanhas evangelísticas do apóstolo Paulo. Ela era de família nobre, que veio estudar em Roma, para melhor se adequar aos modos de etiquetas da família real.

E TODOS OS IRMÃOS TE SAÚDAM. Não se sabe ao certo se o escritor se refere a todos os irmãos da igreja de Cristo que estava em Roma, ou se ele se refere somente aos seus auxiliares que ainda lhe faziam companhia neste momento de abandono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...