terça-feira, 25 de agosto de 2015

2 Timóteo 4:22

2 Timóteo 4:22 - O Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito. A graça seja convosco. Amém.
O SENHOR. O Senhorio de Cristo é destacado em toda a extensão do Novo Testamento, com detalhes em uma passagem que nos mostra de como Jesus Cristo, o Filho de Deus ganhou esta proeminência sobre tudo e sobre todos, que é em Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Mas, já nas profecias do Velho Testamento confirmava (Daniel 7:14)

JESUS CRISTO. O nome “Jesus” quer dizer: Salvador, conforme se traduz o texto de Mateus 1:21 - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Este nome também é uma transliteração do nome de Josué, que de conformidade com a tradição judaica quer dizer: Grande libertador. Já o adjetivo ou sobrenome Cristo, nos ensina sobre a missão de Jesus como redentor da humanidade e principalmente da sua igreja, que ele comprou com o seu sacrifício de amor.

SEJA COM O TEU ESPÍRITO. O apóstolo estava abençoando a Timóteo com o nome de Cristo, não somente nas coisas ministeriais, mas no homem interior, no espírito. O seu desejo é que seu amigo Timóteo fosse iluminado com esta graça ao ponto de compreender a plenitude da obra expiatória de Cristo Jesus em favor de todo o mundo. Essa graça de Cristo chegando ao espírito de Timóteo, ele iria intender que recebeu o perdão de Cristo para também poder perdoar aos seus opositores, que neste momento eram muitos, dentro e fora da comunidade cristã da cidade de Éfeso, onde ele era o líder.

A GRAÇA. Quando a saudação era dirigida a igreja composta de judeus e gentios, comumente a saudação era graça e paz. Neste caso a saudação foi dirigida a um cidadão gentio, portanto, a saudação para os gentios se usava em alguns casos apena a palavra “graça”, expressando o modo gracioso como Deus abril a porta da graça para aqueles que não tinham nenhuma aliança com o Deus de Israel. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo é citada porque Cristo veio para o que era seu e os seus não o recebeu, mas a todos quanto o receberam deu-lhes o poder de se fazerem filhos de Deus, aos que creem em seu nome, João 1:11-12.

SEJA CONVOSCO. Quando o autor diz que a graça seja com Timóteo ou com a igreja de Cristo que estava na cidade de Éfeso, ele expressa muito mais que palavras, porque esta frase tem um significado muito vasto dentro dos parâmetros do evangelho das boas novas. O desejo profundo do escritor é de que os efeitos da nova dispensação da graça de Deus seja efetivamente colocado em prática na vida de todos aqueles que eram remidos de Cristo naquela igreja. Receber a graça de Deus em Cristo Jesus é receber o perdão dos pecados pela manifestação do amor de Deus.

AMÉM. Esta palavra é muito comum no final das cartas de Paulo, como conclusão dos relatos que ele desejava repassar para os seus leitores. Esta mesma palavra também é um dos títulos de Cristo conforme o livro do (apocalipse 3:14), o que representa a autenticação e veracidade do que está sendo escrito pelo autor desta belíssima carta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...