quinta-feira, 27 de agosto de 2015

1 Tessalonicenses 2:4

1 Tessalonicenses 2:4 - Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.
MAS, COMO FOMOS APROVADOS DE DEUS. Na verdade, era grande o combate dos opositores do evangelho, tanto em Pilipos, como em Tessalônica e em todos os lugares, porque o problema, além de ser contra o ministério de Paulo, em essência o problema maior era contra o evangelho e contra a expansão do cristianismo no mundo gentílico. Até porque em Israel houve uma rejeição muito grande, é tanto que mataram o fundador do Cristianismo, Jesus Cristo. Reprovados pelos homens, porem, aprovados por Deus, tanto Paulo quanto os seus cooperadores na missão de pregar.

PARA QUE O EVANGELHO. O evangelho são as boas novas sobre Cristo, o Messias de Deus, e tudo aquilo que diz respeito à nova aliança de Deus com a humanidade e principalmente com a igreja remida de Cristo Jesus. O evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer na eficácia da obra redentora do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o Filho de Deus. No evangelho é que nós descobrimos a forma como Deus estabeleceu a paz com os homens por meio de Cristo.

NOS FOSSE CONFIADO. Essa frase nos dar a oportunidade de esclarecer algo que poucos cristão sabem. O grupo dos doze apóstolos originais ficaram de início aquartelados em Israel, porque achavam, (quem sabe) que a igreja seria composta apenas de judeus convertidos ao cristianismo. Todavia, a nova aliança feita por Cristo é mundial, por isso que ele confiou a Paulo o ministério e a missão de pregar o evangelho no mundo gentílico civilizada de sua época, surgindo assim à igreja.

ASSIM FALAMOS. Recebendo assim, o apóstolo Paulo, a incumbência e a responsabilidade de transmitir o evangelho em missões transculturais, ele não perdeu tempo, e procurou divulgar as boas novas aonde Cristo ainda não era conhecido. Pedro tomando conhecimento da conversão de Paulo, até tentou introduzi-lo na igreja de Jerusalém, por meio de Tiago, que era a liderança principal, porem, não deu certo, porque Deus tinha planos maiores para a vida de Paulo.

NÃO COMO PARA AGRADAR A HOMENS. Boa parte dos comentaristas bíblicos concordam de que há da parte do escritor um certo tom de desabafo, no que diz respeito a elite eclesiástica de Jerusalém, que não lhe prestaram o devido apoio no início do seu ministério. Verdade é que, se Paulo tivesse se incorporado ao ministério da igreja mãe de Jerusalém, talvez ele não pudesse fazer a grande obra missionária que ele executou em prol da igreja gentílica. Deus estava no comando de tudo.

MAS A DEUS. O fato de Paulo não ter sido incorporado ao ministério dos apóstolos originais, fazia parte de um plano maior de Deus para sua vida, o enviando a evangelizar o continente Europeu, a Ásia e também parte da África. Essa era de fato a vontade de Deus e o Senhor cuidou de todos os detalhes e pôs em execução.

QUE APROVA OS NOSSOS CORAÇÕES. Desde o momento de seu encontro com Cristo, na estrada de Damasco, que o apóstolo começou a sonhar com sua grande e importante missão de levar as boas novas do evangelho aos povos que ainda não conheciam o Salvador da humanidade, Jesus. É tanto que, o escritor teve uma maior revelação sobre a nova aliança de Deus com a igreja remida do que os demais apóstolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...