segunda-feira, 31 de agosto de 2015

1 Tessalonicenses 2:8

1 Tessalonicenses 2:8 - Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias vidas; porquanto nos éreis muito queridos.
ASSIM NÓS. Certamente o autor se refere a ele próprio, como sendo o missionário principal, que cuidou de transmitir o evangelho da graça de Deus aos Tessalonicenses, bem como ele também se refere aos seus companheiros de ministério que o acompanhavam para realizar as missões transculturais. Desde o primeiro momento de seu ministério em levar a Cristo ao mundo gentílico, que o apóstolo se cercou de auxiliares, tanto para evangelizar novos campos, quanto para representá-lo nas igrejas por ele fundadas, a fim de darem assistência as igrejas de Cristo Jesus no mundo gentílico.

SENDO-VOS TÃO AFEIÇOADOS. Essa expressão usada pelo escritor revela o seu modo de tratar os irmãos da igreja de Cristo na cidade de Tessalônica, bem como todos aqueles que se convertiam ao verdadeiro cristianismo. Desde que o apóstolo colocou os seus pés na cidade de Tessalônica para pregar as boas novas do evangelho do Senhor Jesus, que ele demostrou uma afeição muito grande por todos os novos convertidos, e com o passar do tempo este amor foi só aumentando cada vez mais.

DE BOA VONTADE. O escritor retrata com singeleza de coração, as suas intenções mais profundas de como se afeiçoou pelos irmãos de Tessalônica, ao expressar a sua boa vontade em pregar a palavra de Deus para eles, e cuidar dos novos convertidos com muito respeito, amor fraternal e sinceridade. Paulo agia diferente dos seus opositores dentro da comunidade crista, porque eles estavam se infiltrando na igreja para tirarem proveito financeiro do povo de Deus naquele lugar. Mas Paulo era sincero com eles.

QUISÉRAMOS COMUNICAR-VOS. Neste ponto, o escritor abre o seu coração em expor suas finalidades primordiais quando chegou até a cidade de Tessalônica, além é claro de relatar os objetivos pelos quais o manteve naquela cidade até que a comunidade cristã estivesse formada. Seu foco era justamente transmitir as boas novas de Cristo, porque o Messias de Deus ainda não era conhecido daquele povo, e o que prevalecia era a idolatria e as seitas pagãs tomavam conta de tudo.

NÃO SOMENTE O EVANGELHO DE DEUS. Este evangelho de Deus sobre o qual o escritor se refere diz respeito a tudo aquilo que fala sobre a nova aliança de Deus para com a humanidade e principalmente com a igreja de Deus. Este era o lema do apóstolo e de seus cooperadores, no entanto, eles tinham outros objetivos bem claros ao chegarem e permanecerem naquele lugar. O missionário de Cristo aos gentios tudo fazia bem planejado, por isso que suas missões foram bem sucedidas.

MAIS AINDA AS NOSSAS PRÓPRIAS VIDAS. Quando o apóstolo escreve no plural, é porque haviam mais pessoas com ele, quando de sua chagada na cidade de Tessalônica, e sua permanência naquele lugar para cuidar dos novos convertidos e organizar a nova comunidade cristã. E eles estavam ali para o que desse ou viesse pelo evangelho.

PORQUANTO NOS ÉREIS MUITO QUERIDOS. E o que os movia nesta direção, de pregar as boas novas sobre Cristo e expor as próprias vidas em prol da nova aliança, era justamente o grande afeto que os seguidores de Cristo de Tessalônica despertaram no apóstolo e em seus cooperadores. Eles eram realmente muito queridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...