quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

1 Coríntios 7:18

1 Coríntios 7:18 - É alguém chamado, estando circuncidado? Fique circuncidado. É alguém chamado estando incircuncidado? Não se circuncide.
É ALGUÉM. Todas estas questões são respostas a perguntas feitas pelos irmãos de Corinto, possivelmente os líderes locais, para que tivessem como agir corretamente conforme o que pensava o fundador daquela comunidade cristã. A igreja cristã de Corinto tinha tantos problemas que não deu tempo de Paulo ensinar todas as doutrinas cristãs, durante mais ou menos um ano e meio que esteve com eles, quando ainda da fundação daquela igreja, razão porque desta carta e outra de Paulo.

CHAMADO. Primeiro, o autor fala do momento feliz que cada um dos seus leitores tive de quando aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador, que aconteceu quando este alguém tomou a sua decisão de fazer parte do reino de Cristo, seguindo as doutrinas do cristianismo. Depois, pode-se dizer que o escritor também fala da carreira cristã que é proposta para alguém que se converte para Cristo pelo poder do evangelho.

ESTANDO CIRCUNCIDADO? O apóstolo Paulo não tinha responsabilidade em evangelizar os judeus, porque esta incumbência ficou sob a responsabilidade de Pedro com os demais apóstolos. Mas no mundo gentílico, também se convertiam seguidores do judaísmo ao cristianismo. Estas pessoas eram circuncidadas, então o que fazer? Paulo diz que tal pessoa pode ser aceita sim, no cristianismo sem problema.

FIQUE CIRCUNCIDADO. A circuncisão era uma pequena cirurgia no prepúcio do menino judeu, que ficava como sinal de que tal pessoa tinha uma aliança com o judaísmo enquanto fizesse parte desta religião de Israel. Ao se converter ao cristianismo, rompendo então com o judaísmo, esse novo convertido não precisava reverter a sua circuncisão, porque para Paulo este sinal não tinha nenhum valor. No conceito de Paulo, o mais importante era ser uma nova criatura em Cristo Jesus.

É ALGUÉM CHAMADO. Fazer parte da igreja verdadeira de Cristo é algo tão importante que o escritor chama isso de chamada da parte de Deus para ser seu povo. Cristo disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós e vos nomeie. Essa eleição por parte de Deus é que produz a convicção necessária para que alguém que se converte ao verdadeiro cristianismo permaneça nos caminhos do evangelho.

ESTANDO INCIRCUNCIDADO? Agora, o apóstolo dos gentios fala sobre os pagãos que eram livres pensadores, ou que antes faziam parte de alguma seita herética do paganismo, mas que se converteu ao cristianismo. Essas pessoas precisavam ser circuncidadas? A resposta é não, uma vez que, o cristianismo não é a mesma coisa que o judaísmo. Pelo contrário o cristianismo veio para libertar o homem da lei de Moisés.

NÃO SE CIRCUNCIDE. Apesar do cristianismo ter raízes profundas no judaísmo, mas quem aceita a Cristo Jesus como seu Senhor e Salvador, não precisa mais cumprir a legislação de Moisés, porque Cristo já cumpriu em seu lugar. A título de hoje, tem muitas denominações que mais parecem uma sinagoga judaica do que uma igreja cristã, porque seus líderes não compreendem a essência da nova dispensação. As igrejas fundadas por Paulo, não eram a mesma coisas das igrejas ligadas a Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...