terça-feira, 3 de abril de 2018

1 Coríntios 12:31

1 Coríntios 12:31 - Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.
PORTANTO, PROCURA. O escritor enumera neste capítulo, não todos os dons espirituais e ministeriais, porem, os mais necessários para a igreja cristã de Corinto. E neste versículo ele nos ensina que deve haver da parte dos servos de Deus diligências, no sentido de receber da parte do Espírito Santo o dom ideal, que cada um pode se utilizar para edificação da igreja de Cristo. Como o Espirito de Deus conhece os servos de Cristo, então, os dons serão distribuídos para o que for útil na obra de Deus.

COM ZELO. Percebe-se que se deve empregar dedicação por parte dos servos de Cristo, a fim de receber da parte do Espírito Santo, os dons que vêm do alto. Nada é de graça, mas tudo tem um preço, e dependendo da importância do dom espiritual ou ministerial que alguém quer receber, portanto, se requer grande esforço para que seja premiado com o mesmo. É importante focalizar nos dons até recebe-los do Senhor.

OS MELHORES. O que Paulo pretende dizer com isso é que, de forma individual, cada um dos servos ou das servas de Cristo deve buscar o dom ou dons que for melhor para edificação da igreja de Cristo, até porque, os dons espirituais e ministeriais não são dados para beneficio próprio do que a exerce, mas para o bem coletivo da igreja de Cristo Jesus. Esta colocação feita por Paulo nos fala da utilização dos dons de Deus.

DONS. São muitos os ministérios, são diversas as formas como Deus opera no meio do seu povo e são variados os dons espirituais e ministeriais. Mas, neste capítulo, o apóstolo dos gentios fala dos dons de: Palavra da sabedoria e dom conhecimento, a fé, os dons de curar, operação de maravilhas, profecia, discernimento dos espíritos, variedade de línguas e a interpretação das línguas. Todos estes dons são relevantes, porem, os melhores são os que podem ser usados para o desenvolvimento da igreja.

E EU VOS MOSTRAREI. Pelo que se percebe no capítulo quatorze desta mesma carta, na igreja de Corinto se valorizava mais o dom de línguas e de profecia. Mas o desejo de Paulo era que todos os dons se manifestassem naquela igreja, e isso para o bem coletivo de todos os que faziam parte do rebanho do Senhor. Parece que os irmãos estavam usando os dons de forma errada para se vangloriarem da espiritualidade.

UM CAMINHO. Este caminho sobre o qual se reporta o nosso escritor, diz respeito ao que ele passar a escrever no capítulo treze desta carta, falando a respeito do sentimento cristão mais importante para a convivência em sociedade, que é o amor. Com isso, Paulo nos ensina que a devida aplicabilidade dos dons espirituais e ministeriais deve ser no cumprimento do segundo mandamento da lei de Cristo.

MAIS EXCELENTE. Neste caso, procurar os melhores dons é seguir os passos do amor fraternal para com o próximo, porque sem a prática deste segundo mandamento da lei de Cristo, os dons não cumprem seu verdadeiro papel de edificação da igreja de Cristo, mas serve apenas para promoção pessoal de quem as exercem. A luz que ilumina o caminho até chegar à prática adequada dos dons espirituais é justamente a prática de ações positivas em prol do nosso semelhante por meio do amor fraternal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...