sábado, 14 de abril de 2018

1 Coríntios 14:1

1 Coríntios 14:1 - Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
SEGUI. Este verbo fala sobre ser discípulo do amor, isso porque, com o amor aprendemos mais do que com qualquer outra virtude ou sentimento. Seguir o amor é acima de tudo fazer uma semeadura abundante de bons frutos, com uma colheita completa de bons resultados. Quem segue o amor fraternal termina sendo um imitador do Senhor Jesus, ele que foi o maior e melhor exemplo da prática do amor fraternal, isso porque, ele viveu para fazer o bem a todos, Cristo é o nosso Mestre.

O AMOR. Podemos dizer que Paulo está falando a respeito dos dois principais mandamentos da lei de Cristo, que é amar a Deus de todo o nosso coração de todas as nossas forças e com toda a nossa alma, mas também amar ao nosso próximo como nós amamos a nós mesmos. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas, disse Cristo Jesus. Este amor é indispensável na vida cristã autêntica.

PROCURAI. Paulo termina o capítulo doze com esta mesma colocação que ele se utiliza neste texto, incentivando os irmãos que procurem os dons espirituais, até para que a igreja de Cristo seja mais completa, com as manifestações do Espírito Santo. Uma igreja onde há abundante manifestação dos dons espirituais e ministeriais é prova de que é marcante a presença do Espírito Santo, ele que distribui os dons de Deus.

COM ZELO. Procurai com zelo os dons espirituais. O autor fala do empenho e dedicação que os seus leitores devem se interessar pelos dons espirituais. Paulo nos faz perceber nesta sua colocação que para tudo tem um preço a ser pago, e aquele que mais procura exercer os dons espirituais recebem mais e mais porção do Espírito Santo de Deus. Cada um dos servos de Cristo deve descobrir a importância de sua missão no reino de Deus, e com isso buscar os dons para exercê-los com dignidade.

OS DONS ESPIRITUAIS. Neste ponto, o apóstolo dos gentios não faz distinção entre os dons espirituais e os dons ministeriais, até porque são todos dados e distribuídos pelo Espírito Santo de Deus, com o mesmo objetivo de edificar a igreja de Cristo, que é o seu corpo na terra. Estes dons são listados no capítulo de número doze, bem como o escritor fala de suas importâncias para o crescimento espiritual da igreja de Cristo.

MAS PRINCIPALMENTE. Paulo termina o capítulo anterior falando de três coisas importantes para a vida cristã que são a fé, a esperança e o amor, e conclui que, o amor é mais importante do que as demais virtudes. Já neste capítulo, principalmente no seu início, o escritor faz com que os irmãos de Corinto percebam que tem dom que pode ser mais útil do que outro em determinadas situações, como no caso de Corinto.

O DE PROFETIZAR. Certamente estava havendo restrições ao dom profético naquela comunidade cristã. Paulo tinha muita experiência nas coisas de Deus, além de ter recebido revelações especiais da parte de Deus para exercer seu ministério. Baseado nisto ele passa seus conselhos aos irmãos para que buscassem colocar cada peça no seu devido lugar, isso no tocante ao uso dos dons espirituais. Nesta mesma época, o dom profético era fundamental, até para a edificação da igreja que estava no começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...