sexta-feira, 20 de abril de 2018

1 Coríntios 14:8-9

1 Coríntios 14:8-9 - Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.
PORQUE, SE A TROMBETA. Não há dúvida que Paulo se refere às grandes trombetas de uso militar, em que exércitos inteiros eram orientados pelos toques das mesmas. De acordo com cada nação, existiam os toques específicos, que somente os soldados que faziam parte daqueles batalhões conheciam os toques. Paulo usa mais uma de suas metáforas para advertir aos seus leitores sobre o uso adequado dos dons.

DER SONIDO INCERTO. Os comandantes ensinavam aos seus soldados o som adequado para simples treinamentos do dia a dia da corporação, mas também existiam os toques militares que alertavam aos guerreiros a fim de se prepararem para a batalha. Bem como, nas próprias batalhas existiam os toques de avançar, como também o toque de recuar frente ao perigo. Estes toques deveriam ser na hora certa.

QUEM SE PREPARARÁ PARA A BATALHA? Certamente o escritor fala daquele momento em que os comandantes fariam tocar a trombeta com o toque específico em que todos os soldados do quartel já conheciam de que era momento de se preparar para a guerra propriamente dita no campo de batalha. As línguas desconhecidas não alertavam para o que estava para vir, mas a profecia sim, como aviso ao povo de Deus.

ASSIM TAMBÉM VÓS, SE COM A LÍNGUA. Nesta analogia, o apóstolo dos gentios tem como objetivo incentivar aos irmãos que buscassem o dom de profecia, que neste momento, era muito importante para edificar a igreja de Cristo. Percebe-se que na igreja cristã de Corinto estavam dando mais valor, como sinal de espiritualidade, as línguas estranhas, do que o dom de profetizar. Isso acontece nos dias de hoje também.

NÃO PRONUNCIARDES PALAVRAS INTELIGÍVEIS. O dom de profecia fazia parte da palavra de sabedoria, bem como da palavra de conhecimento. De forma que, este tão importante dom, que estava relacionado diretamente com a pregação e o ensino da palavra de Deus precisava ser exercido de tal maneira que, os pregadores, como também os mestres falassem de maneira clara e objetiva aos servos de Cristo Jesus.

COMO SE ENTENDERÁ O QUE SE DIZ? Por isso que o evangelho ensina que, aqueles que são usados na pregação da palavra de Deus, que haja dedicação ao ensino, e isso para que, ao transmitir a palavra de Deus seja compreendido por quem lhe ouve. Tem muitas mensagens transmitidas na igreja, sem começo, nem meio e nem muito menos conclusão. Quem tem a chamada para pregar ou ensinar a palavra de Deus, deve se aplicar ao estudo sistemático das Sagradas Escrituras para comunica-las bem.

PORQUE ESTAREIS COMO QUE FALANDO AO AR. O que Paulo pretende dizer aos seus leitores é que, se eles não transmitirem uma mensagem clara e objetiva, seus ouvintes não irão entender nada, e suas pregações se tornará sem efeito na vida daqueles que lhes ouvirem. Há uma carência substancia de bons pregadores e ensinadores da palavra de Deus. Nem sempre falar em um púlpito é de fato falar a palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...