sexta-feira, 27 de abril de 2018

1 Coríntios 14:23

1 Coríntios 14:23 - Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?
SE, POIS, TODA A IGREJA. O escritor faz então uma suposição de um culto público em que ver a possibilidade de visita de pessoas ainda não convertidas ao ambiente da reunião do povo de Deus. Quando Paulo fala em uma reunião com toda a igreja, ele pode também estar se referindo a santa ceia do Senhor, e se assim o é, abre-se a possibilidade de este evento não ser fechado somente com os membros da igreja de Cristo, mas que outras pessoas que ainda não eram convertidas, assistirem ao culto.

SE CONGREGAR. Há quem diga que a igreja cristã no tempo dos apóstolos se reunia todos os dias para celebrar ao Senhor, porem, essa tese pouco se sustenta pelo fato das perseguições que eram acirradas dos inimigos do cristianismo, contra a igreja de Cristo. Já outros afirmam que estas reuniões da igreja se davam uma vez por semana, o que é mais provável, com a hipótese de ser no domingo, o dia do Senhor.

NUM LUGAR. Este lugar, para o primeiro século da era cristã, não poderia ser jamais um templo religioso, como temos muitos nos dias de hoje. Até os anos 313 de nossa era cristã, quando o imperador Constantino, supostamente aceitou o cristianismo como religião oficial do império romano, não era permitido se construir templos dedicados ao cristianismo. A igreja se reunia de casa em casa, em lugares secretos.

E TODOS FALAREM EM LÍNGUAS. O apóstolo dos gentios fala a respeito de um suposto culto em que todos só falassem em línguas desconhecidas, o que supostamente estava acontecendo na igreja cristã de Corinto. Ora, se todos só falassem em línguas desconhecidas, não sobrava ninguém que pudesse interpretar tais línguas que estavam sendo faladas. Desta forma, não haveria edificação da igreja.

E ENTRAREM INDOUTOS OU INFIÉIS. De repente, não mais que de repente, entrasse alguém, ou algumas pessoas que não faziam parte da igreja de Cristo, visitantes. Os indoutos ou infiéis citados por Paulo, dizem respeito àquelas pessoas que não conhecem ainda as coisas concernentes ao reino de Deus, ou aqueles que são parentes ou amigos dos irmãos e que a convite dos servos de Cristo visitam a igreja. E muitas vezes esses visitantes vão à igreja por curiosidade ou para observarem as coisas.

NÃO DIRÃO PORVENTURA. Geralmente as pessoas que ainda não vivem de conformidade com o evangelho de Cristo costumam criticar o comportamento do povo de Deus, porque não compreendem que somos pessoas que vivemos no mundo, mas não somos do mundo. De forma que, sem motivos zombam de nós, quanto mais se acharem motivos, então se escandalizam, e rasgam o nosso testemunho como igreja.

QUE ESTAIS LOUCOS? As línguas, quando controladas pelos que as falam, podem ser aceitas pelos que fazem parte da igreja de Cristo, porque todos sabem que este é um dom. Mas, as pessoas que ainda não são convertidas não entendem porque falamos em línguas desconhecidas. Assim sendo, nos cultos em que tem a visita dos que não fazem parte da igreja é preciso se monitorar no tocante ao falar em línguas, porque tais pessoas vão sair da igreja falando mal do povo de Deus, dizendo que estão loucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...