quarta-feira, 25 de abril de 2018

1 Coríntios 14:20

1 Coríntios 14:20 - Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
IRMÃOS. Percebe Paulo que a mensagem que ele está escrevendo neste momento era impactante e muito forte, por isso, ele procura dar uma aliviada, chamando seus leitores de irmãos. Ao mesmo tempo, essa colocação feita pelo grande apóstolo dos gentios, nos ensina sobre sua humildade, porque apesar de ser um líder em potencial do cristianismo no mundo gentílico, mas Paulo não leva isso em consideração, quando trata seus filhos na fé de pessoas iguais a ele, afirmando que é irmão de todos eles.

NÃO SEJAIS. Ao mesmo tempo, Paulo demostra sua autoridade apostólica fazendo uma exigência para que eles viessem a obedecer aos seus escritos. Quando alguém estava certo, tinha a aprovação do apóstolo dos gentios, mas quando alguém estava errado, também tinha que receber a reprimenda deste líder. O nosso escritor não passava a mão na cabeça de ninguém, quando percebia que alguém estava errado.

MENINOS. É notório que Paulo está usando mais uma de suas metáforas para ensinar verdades espirituais. Não é que os leitores de Paulo fossem crianças inocentes no que estavam fazendo na igreja cristã de Corinto. O que Paulo realmente pretende mostrar é que seus filhos na fé estavam agindo como infantes espirituais, quando na verdade já deveriam ser pessoas maduras na fé, pelo tempo de convertidos que já eram eles.

NO ENTENDIMENTO. As crianças pequenas efetivamente agem com infantilidade porque é próprio de alguém que ainda não desenvolveu raciocínio mais profundo, e assim sendo, todo mundo pode compreender as ações próprias de uma criança. Mas, no caso dos irmãos da igreja de Corinto, isso não mais era aceitável, porque Paulo lhes ensinou de como deveriam agir como pessoas adultas na fé e no evangelho.

MAS SEDE MENINOS NA MALÍCIA. Não é difícil de se fazer uma leitura das intenções de Paulo ao fazer esta sua recomendação. A realidade é que o uso inadequado do dom de línguas desconhecidas na igreja de Corinto tinha como pano de fundo, o exibicionismo de alguns, tornando este dom como um dos principais sinais, de que uma pessoa era mais espiritual do que os demais. Isso acontece nos dias de hoje.

E ADULTOS. Até certo ponto, Paulo se achava decepcionado com os seus leitores, no sentido de que, ele empregou tempo na fundação daquela comunidade cristã, ensinando de como os irmãos de Corinto crescessem e se desenvolvessem nas coisas de Deus. Todavia, no momento, o apóstolo dos gentios percebe que eles ainda se encontravam como infantes espirituais, fazendo coisas que em tese eram de crianças. Ao mesmo tempo, tudo isso era muito estranho, porque eles se achavam sábios.

NO ENTENDIMENTO. A igreja cristã de Corinto era conhecida como uma das mais compostas de homens intelectuais daquela época, o próprio Paulo empregou muito esforço para que os membros daquela igreja aprendessem as coisas de Deus. Além do mais, Paulo deixou Apolo como um dos líderes daquela comunidade cristã para lhes ensinar em profundidade as coisas espirituais. No entanto, os resultados estavam mostrando um contra senso, porque mais e mais se tornavam infantes espirituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...