sábado, 28 de abril de 2018

1 Coríntios 14:24

1 Coríntios 14:24 - Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.
MAS, SE TODOS. No caso das línguas desconhecidas, ao que tudo indica, nas reuniões em que os irmãos se congregavam para cultuarem a Deus, todos falavam em línguas, seja na pregação, seja nos momentos de agradecer, nas orações e até mesmo nos momentos de louvores, porem, não havia edificação da igreja. Já no tocante a profecia é diferente, porque cada um profetiza um de cada vez, quando muitos dois ou três, todos que estiverem no ambiente compreendem o que se diz e há edificação de todos.

PROFETIZAREM. Desde os começos da humanidade que Deus sempre se utilizou dos seus profetas para expressar sua vontade. Durante a história de Israel, o povo de Deus, muitos foram os profetas que Deus levantou para falar com aquela nação. No tempo da igreja primitiva, este era até considerado um ministério, dada a importância das profecias para a igreja do Senhor Jesus. Paulo exalta este dom espiritual para igreja.

E ALGUM. No caso das línguas desconhecida, se algum indouto ou infiel participasse das reuniões da igreja, ou porque era convidado ou porque era parente ou amigo dos irmãos, os tais ficariam escandalizados, e sairiam até achando que todos estavam loucos. Mas no que diz respeito à profecia era diferente, porque Deus usa seus profetas para também falar para os que são incrédulos, revelando seus segredos.

INDOUTO OU INFIEL. O indouto ou infiel é a mesma pessoas e representa, neste caso as pessoas ainda não convertidas ao evangelho, mas que eram simpatizantes com as coisas de Deus. Certamente, nos cultos realizados pelas lideranças da igreja primitiva eram convidadas pessoas não convertidas para participarem das reuniões da igreja, sejam pessoas simpatizantes do evangelho, ou parentes e amigos dos irmãos da igreja. Isso acontece muito nos dias de hoje, a visita dos que ainda não seguem a Cristo.

ENTRAR. Neste mesmo tempo, era feito um monitoramento por parte das lideranças do cristianismo, no sentido de ver quem poderia participar dos cultos nas casas dos irmãos, porque os inimigos do evangelho poderiam se infiltrar no meio do povo de Deus para fiscalizarem as atividades da igreja de Cristo. Mas os parentes dos irmãos e amigos de mais confianças eram convidados a participarem dos cultos.

DE TODOS É CONVENCIDO. Quanto ao dom de línguas estranhas, Paulo fazia suas restrições, porem, quanto ao dom de profecias, ele incentivava, porque sabia que este dom além de servir para edificar a igreja cristã, ele também era importante no trabalho de evangelização daquelas pessoas que ainda não haviam se convertido ao cristianismo, isso porque a profecia tornava a vida dos indoutos ou infiéis conhecida.

DE TODOS É JULGADO. Deus trabalha com seus profetas revelando os segredos ocultos do povo e das pessoas. Não há dúvida que o escritor fala daquelas situações em que os não cristãos visitavam as reuniões da igreja de Cristo, e no ambiente do culto, Deus se utilizava dos seus profetas para desvendar os pecados ocultos dos visitantes ainda não convertidos. Deus é Onisciente, ele conhece todos os segredos da vida de todas as pessoas, portanto, por meio da profecia ele revela o escondido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...