segunda-feira, 2 de abril de 2018

1 Coríntios 12:29-30

1 Coríntios 12:29-30 - Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Todos interpretam as línguas?
PORVENTURA SÃO TODOS APÓSTOLOS? São sete perguntas, todas dentro dos temas já abordados pelo apóstolo dos gentios. Na época em que Jesus exerceu seu ministério, uma das primeiras providências que ele tomou, foi justamente chamar para se os seus apóstolos, que eram doze no grupo. Depois veio Matias e por fim, Paulo que era apóstolo dos gentios. Os demais eram chamados de discípulos de Cristo Jesus.

SÃO TODOS PROFETAS? Ainda no tempo da igreja primitiva, com o derramamento do Espírito Santo sobre os servos de Cristo, Deus levantou o ministério profético, a fim de usar os seus profetas e revelar os seus mistérios ao novo Israel, que é a igreja remida de Cristo. Estes profetas eram aqueles que por revelação de Deus ensinavam a palavra do evangelho e as doutrinas cristãs. Mas nem todos eram usados em profecias.

SÃO TODOS DOUTORES? Havia no tempo da igreja primitiva, uma classe de pessoas muito importante no meio do povo de Deus, que eram os doutores. Estes doutores, não eram profissionais da medicina, nem eram pessoas com cursos superiores, como se classificam nos dias de hoje. Estes doutores eram aqueles usados pelo Espírito Santo de Deus para com sabedoria e conhecimento pregar a palavra de Deus com ousadia.

SÃO TODOS OPERADORES DE MILAGRES? O dom de operação de milagres em linhas gerais se refere aos dons espirituais em operação de maravilhas. No tempo da igreja primitiva, Deus derramou com plenitude o seu Santo Espírito sabre os seus servos de tal maneira que era notável a operação de milagres por aqueles que eram instrumentos do Espírito Santo. Hoje em dia, há uma tremenda escassez destas operações de maravilhas. Tem muita sabedoria e conhecimento, mas faltam milagres.

TEM TODOS O DOM DE CURAR? Na época em que Paulo escreveu esta sua carta, a ciência médica era coisa rara, e muitas pessoas tinham que conviver com seus males de doenças e enfermidades. Portanto, o dom de curar tinha uma importância muito grande, porque os servos de Deus, pelo Espírito Santo, ajudavam as pessoas, orando e Deus curando, tudo isso para glória do nome de Cristo e não dos servos de Deus.

FALAM TODOS DIVERSAS LINGUAS? Alguns acham que o dom de línguas serve apenas como evidência do batismo com o Espírito Santo. Todavia, o que aconteceu no dia de pentecostes, além de servir como evidência, o dom de línguas tinha outra função muito significativa, que foi efetivamente a evangelização dos estrangeiros. Os que foram cheios do Espírito Santo falavam em outros idiomas, justamente as línguas estrangeiras de pessoas que estavam presentes no dia de pentecoste em Jerusalém.

TODOS INTERPRETAM AS LÍNGUAS? A resposta a todas estas perguntas é “não”! Nem todos tinham estes dons citados pelo apóstolo dos gentios. O que Paulo tenta ensinar aos seus leitores é que Deus distribui de maneira sábia e justa os dons do Espírito Santo com todos, de tal maneira que, todos possam ser usados pelo Espírito Santo para a edificação da igreja de Cristo. Todos os membros da igreja são importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...