quinta-feira, 26 de abril de 2018

1 Coríntios 14:22

1 Coríntios 14:22 - De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
DE SORTE QUE. Há de fato uma preocupação da parte do autor no tocante as reuniões públicas da igreja, em que por um lado os irmãos de Corinto falavam muito em línguas desconhecidas, quando por outro lado haviam visitantes que ainda não faziam parte do povo de Deus. Certamente se passava na mente de Paulo que, os incrédulos sairiam falando mal dos irmãos, como se estivessem ficando loucos. Aqueles que não são convertidos só querem motivos para blasfemar dos fiéis, os seguidores de Cristo.

AS LÍNGUAS. Como o assunto é justamente este, “as línguas desconhecidas” então Paulo se demora em convencer aos seus leitores que se controlassem, principalmente naqueles cultos públicos em que haviam visitantes não convertidos ao cristianismo. De forma alguma Paulo proíbe os irmãos de falarem em línguas estranhas, o que ele realmente pretende é instruir os seus filhos na fé sobre o que efetivamente era certo.

SÃO UM SINAL. Quando é que as línguas é um sinal para os infiéis? Primeiro, quando ela é falada por alguém, mas que este próprio alguém faz a interpretação, ou Deus usa outra pessoa no próprio ambiente para fazer a interpretação. Segundo, quando existe algum estrangeiro no ambiente, e o servo de Deus fala em línguas e a língua falada é justamente no idioma do estrangeiro, o que aconteceu no dia de pentecoste.

NÃO PARA OS FIÉIS. Estes fiéis, sobre os quais o escritor fala, dizem respeito aos servos de Cristo, que no caso em foco, eram os filhos na fé de Paulo, que faziam parte da igreja cristã de Corinto. São fiéis, porque romperam com o mundanismo para viverem de acordo com o evangelho de Cristo e as doutrinas cristãs. São fiéis ao Senhor Jesus, ele que veio como sendo o Messias de Deus, cumprindo assim a obra perfeita de redenção de sua igreja, que ele comprou com seu precioso sangue.

MAS PARA OS INFIÉIS. Os infiéis, sobre os quais Paulo se reporta nesta frase, dizem respeito às pessoas que visitavam os cultos realizados pelos líderes do cristianismo, mais que ainda não haviam se convertido ao verdadeiro cristianismo. Provavelmente, estes eram os simpatizantes da mensagem do evangelho, incluindo os familiares daqueles que já eram convertidos a Cristo, bem como os amigos dos irmãos.

E A PROFECIA NÃO É SINAL PARA OS INFIÉIS. Neste caso, o escritor afirma que a profecia não é sinal para os infiéis, porque eles não acreditam nas profecias. Quando analisamos a história dos antigos profetas de Deus, a grande maioria deles foram usados pelo Senhor para falarem ao seu povo. De forma que, Paulo esta dizendo que na igreja, o Espírito Santo usa os profetas para alertar a igreja profeticamente.

MAS PARA OS FIÉIS. Por isso que Paulo faz uma defesa forte, no sentido de alertar aos irmãos que procurem mais o dom de profecia, do que o dom de línguas. Até porque, no caso da igreja de Corinto, o dom de línguas estava sendo usado de maneira abusiva, e isso como sinal de ostentação e não para glória do nome de Cristo. Ser profeta na época da igreja primitiva era ser ministro de Cristo, até porque a igreja estava no momento de construção e desenvolvimento e precisava deste dom para ser edificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...