terça-feira, 10 de abril de 2018

1 Coríntios 13:13

1 Coríntios 13:13 - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
AGORA, POIS. No versículo anterior, Paulo fala sobre a eternidade, quando formos absorvidos por um desenvolvimento maior de conhecimento, muito maior do que temos nesta dimensão de nossa existência. Neste versículo que ora comentamos, o escritor fala sobre o momento atual de nossa passagem pela terra, em que como seguidores de Cristo, precisamos desenvolver certas qualidades, que darão testemunho de quem realmente somos, servos do Deus altíssimos e de Cristo Jesus.

PERMANECEM. O fato de alguém levantar a mão como sinal de que aceitou a Cristo como Salvador, vir a frente e receber uma oração, isso não quer dizer que tal pessoal já seja um discípulo de Cristo. Ser discípulo de Cristo é seguir os ensinos do evangelho e as doutrinas cristãs, e isso implica em uma jornada de fé na presença do Senhor Jesus, vivendo pela esperança de salvação e vida eterna, praticando o amor fraternal.

A FÉ. Existe a fé natural, que é aquele tipo de segurança de que alguém diz que vai fazer alguma coisa e termina fazendo. Existe a fé como dom do Espírito Santo, porque esse tipo de fé pode ser vista como fruto do Espírito de Deus na vida dos servos de Cristo. Mas, certamente Paulo, neste ponto, fala da fé que salva, que é o tipo de fé que nos faz se atirar aos braços de Cristo para que ele nos proporcione vida eterna.

A ESPERANÇA. Também existe a esperança natural, que todo ser humano normal tem em seu coração, como algo que o motiva a fazer suas conquistas, este tipo de esperança é que faz com que as pessoas busquem seus objetivos nesta dimensão da vida. Mas, existe a esperança espiritual, que é própria daqueles que vivem pela fé, este tipo de esperança é que nos dá confiança de que vamos alcançar a vida eterna. Somente por meio desta viva esperança é que lutamos pelas realidades espirituais.

E O AMOR. Também existe o amor natural, que é próprio do bem querer de um homem por uma mulher ou vice-versa, o amor familiar, bem como amor amizade. Como também existe o nosso amor por Deus, que deve ser visto como o primeiro mandamento da lei de Cristo. Bem como existe o amor fraternal, que é o segundo mandamento da lei de Cristo. Paulo fala exatamente sobre estes dois últimos.

ESTES TRÊS. Ninguém jamais pode dizer que é um verdadeiro cristão se não viver movido pela força de uma fé genuína nas realidades espirituais do reino de Deus. Além de que, o testemunho de quem vive pela fé, se confirma pela esperança de alcançar as promessas propostas no evangelho das boas novas de Cristo. E uma prova maior de que efetivamente servimos a Cristo é amando ao nosso próximo como a si mesmo.

MAS O MAIOR DESTES É O AMOR. A igreja primitiva passava por momentos de provações, em que os servos de Cristo precisavam se apoiar uns nos outros, e isso só seria possível pela prática do amor fraternal. Já nos dias atuais, os grandes problemas que há no meio do povo de Deus é justamente a falta do amor fraternal nos corações dos que dizem que são servos de Cristo. A igreja de Cristo pode ter todos os dons espirituais e as virtudes cristãs, mas se não tiver o amorfraternal, não está completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...