sábado, 7 de abril de 2018

1 Coríntios 13:5-6

1 Coríntios 13:5-6 - Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade.
NÃO SE PORTA. Quem na realidade é movido pela combustão do verdadeiro amor, não faz nada que venha envergonhar ao evangelho que abraçou como regra de fé e prática cristã. Mas o comportamento daqueles que confessam o nome de Cristo é pura luz, e brilha como astro neste mundo de trevas. O amor ensinado pela palavra de Deus promove um testemunho poderoso de quem efetivamente glorifica e enaltece o nome de Cristo, isso porque quem é discípulo do Senhor Jesus se comporta corretamente.

COM INDECÊNCIA. Quem se deixa dominar pela lei do perfeito amor, não se porta com indecência. Existe uma lei universal, governada por Deus, que infunde na alma dos filhos dos homens, uma força motivadora para o que é bom e correto, por isso que existe a molha moral da sociedade. O Espírito de Deus convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, por isso que o bem e o correta tende a vencer o mal sempre.

NÃO BUSCA SEUS INTERESSES. Quem pratica o amor fraternal, não mede esforço para proporcionar o bem coletivo e mesmo com prejuízo pessoal, busca fazer o bem a todos. O envolvimento de alguém nas coisas do reino de Deus não pode em hipótese alguma envolver o interesse pessoal de quem quer que seja. Por isso que Paulo defendia que fazer a obra de Deus, quem faz legitimamente, não faz por dinheiro, nem recompensas financeiras, mas sim por amor, por altruísmo puro e sincero.

NÃO SE IRRITA. O amor não pode jamais ser vencido pelo ódio, pela ira, nem pela intolerância, até porque, o amor verdadeiro tem também o sentido de paz, harmonia e compreensão. Quem tem um coração guiado pelo amor, não se deixa arrastar por sentimentos negativos, mas o que prevalece como atitude é sempre a serenidade, o autocontrole, e a benevolência. Brigas, confusões e rinchas não podem prevalecer.

NÃO SUSPEITA MAL. Por isso que Cristo falou que nos fins dos tempos, o amor de muitos se esfriará. Muitas coisas que não deveriam acontecer no meio do povo de Deus, só estão acontecendo, porque falta justamente o verdadeiro amor uns pelos outros. Quem ama ao seu próximo, não suspeita mal dele, mas quem não tem o amor fraternal como prioridade, inventa o que não existe e fala mal do seu semelhante.

NÃO FOLGA COM A INJUSTIÇA. É maior a torcida daqueles que desejam a queda dos outros, e isso, até mesmo no meio do povo de Deus. Uma das coisas que muitas vezes impede o agir do Espírito de Deus no seio da igreja é justamente por conta das injustiças praticadas de uns para com os outros. Não se pode, nem se deve se alegrar se alguém está sendo injustiçado por qualquer motivo, até porque somos irmãos.

MAS FOLGA COM A VERDADE. O amor e a verdade são coisas inseparáveis, bem como a justiça e o bem. As injustiças que são praticadas contra as pessoas, é porque no fundo, no fundo, estar se faltando com a verdade. O povo de Deus não pode ser vencido pela mentira, nem pelo engano, mas o que deve prevalecer no meio da igreja de Cristo é sempre a verdade e somente a verdade. Os líderes cristãos devem manter como fundamento da união e unidade do povo de Deus a verdade acima de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...