quinta-feira, 19 de abril de 2018

1 Coríntios 14:7

1 Coríntios 14:7 - Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?
DA MESMA SORTE, SE AS COISAS INANIMADAS. O autor defende que os irmãos procurem os dons que possam expressar algo que venha para edificação da igreja de Cristo e não um dom que edifica somente aquele que a exerce. E para melhor clarear sua explicação, Paulo usa mais uma de suas metáforas, e desta vez sobre objetos inanimados, mas que emitem sons, porem, esses sons devem ser certos e definidos.

QUE FAZEM SOM. Existe nos dias de hoje uma enorme quantidade de instrumentos que emitem sons, tais como o violão, o piano, a gaita de fole, a guitarra, o tambor, a bateria, a trombeta e outros tantos. Cada instrumento de som tem a sua própria utilidade, quando bem utilizado para aquilo que foi projetado. Mas se mal utilizado e sem harmonia com os demais instrumentos, produzem é confusão e desordem.

SEJA A FLAUTA. Este é um dos instrumentos de sopro mais antigo da humanidade, porque pode ser feito de madeira simples, como um pequeno pedaço de bambu. Se tornou um instrumento popular entre as diversas classes sociais, porque até os mais pobre dos cidadãos poderia possuir uma delas. O flautista que utilizava com conhecimento deste instrumento sabia perfeitamente como toca-la para cada ocasião.

SEJA A CÍTARA. Já a cítara é um instrumento de cordas, mais complexo do que a simples flauta citada anteriormente. Este instrumento musical, para a época em que foi escrita esta carta de Paulo aos coríntios, representava todos os demais instrumentos de cordas. A cítara por envolver várias cordas em uma caixa de ressonância precisava ter cada corda a sua própria nota para expressar harmonia no tocar. Assim é o dom de línguas, que precisa do dom de interpretação para edificação.

NÃO FOREM SONS DISTINTOS. Estes instrumentos eram utilizados para se comemorar datas festivas específicas nas cidades antigas, bem como nas solenidades de casamentos, sendo ainda usados para celebração de funerais e outros tipos de eventos. Cada evento tinha suas melodias apropriadas para cada tipo de festa. Isso fazia com que as pessoas identificassem que tipo de solenidade estava se fazendo.

COMO SE CONHECERÁ O QUE SE TOCA. Se o flautista ou o tocador de cítara não tocasse o som ideal para cada evento, causaria confusão na mente das pessoas, e desta forma, não haveria por parte dos ouvintes como identificar que tipo de evento estaria sendo comemorado. Da mesma forma, se o dom de línguas não tivesse o dom de interpretação, não haveria edificação da igreja, mas somente do que falava.

COM A FLAUTA OU COM A CÍTARA? Como a flauta era mais utilizada, até mesmo pelos mais jovens, desta forma era mais fácil de identificar o seu som, quando o flautista tocava para um determinado aviso de solenidade ou festa. Mas a cítara tinha que ter um bom tocador para que as cordas bem ajustadas pudessem formar um som harmonioso e as pessoas decifrarem a intenção do que se tocava. Paulo pede aos irmãos daquela igreja que eles fizessem de tudo para haver ordem nos cultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...