terça-feira, 24 de abril de 2018

1 Coríntios 14:16

1 Coríntios 14:16 - De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?
DE OUTRA MANEIRA. O escritor usa de todas as formas possíveis para tentar explicar aos irmãos que não existe somente um dom espiritual a ser explorado, como o dom de línguas desconhecida. É notório que os irmãos da igreja cristã de Corinto estavam supervalorizando este dom, como se só existisse o dom de línguas estranhas. Como este tipo de manifestação se fazia ver por todos, muitos estavam valorizando demais.

SE TU BENDISSERES. Paulo nos faz saber mais uma das utilidades do dom de línguas desconhecidas, além da profecia, quando havia a interpretação, eram feitas orações em línguas, como também se louvava em línguas estranhas. Porem, neste versículo, o apóstolo dos gentios nos faz conhecer que também haviam as ações de graças por meio de línguas desconhecidas. No entanto, tudo isso deveria haver interpretação.

COM O ESPÍRITO. É como se Paulo viesse a dizer: Se você bendisser em línguas desconhecidas. Na realidade as ações de graças no meio do povo de Deus era um bom costume, até porque os servos de Deus reconheciam que tudo de bom que lhes aconteciam vinha de Deus. Neste caso, é como se alguém fosse à frente e fizesse um agradecimento perante a igreja em línguas, o que para Paulo se tornava infrutífero.

COMO DIRÁ O QUE OCUPA LUGAR DE INDUOTO, O AMÉM. Pode-se analisar pelo menos dois casos. O primeiro é que, na reunião tinha alguém que ainda não fazia parte da igreja de Cristo, por ainda não haver se convertido. No segundo caso, pode ser que Paulo esteja se referindo aos próprios membros da igreja que ouviam o testemunho de gratidão, mas não entendiam nada, porque ouviram em línguas estranhas.

SOBRE TUA AÇÃO DE GRAÇAS. Se tu bendisser ou ações de graças é a mesma coisa. O que o escritor está criticando é que se alguém faz um agradecimento público diante de toda a igreja, mas assim procede em línguas desconhecida, em vez de gerar glórias a Deus, ninguém vai entender absolutamente nada. Qualquer ato na igreja de Cristo que não seja para edificação do corpo de Cristo, é melhor que não se faça nada. Temos que entender uma coisa, os dons devem ser exercidos para o bem do nosso próximo.

VISTO QUE NÃO SABE. O dom de línguas estava fazendo tanto sucesso na igreja cristã de Corinto, que este dom e somente ele servia de termômetro de espiritualidade no meio do povo de Deus. No entanto, a crítica de Paulo é que em vez da igreja crescer e se desenvolver em espiritualidade, estava ocorrendo o contrário, porque ninguém estava compreendendo nada do que estava transcorrendo. E nada de amor fraternal.

O QUE DIZES? Confusão, para Paulo era o resultado de tanta glossolalia. Não é diferente nos dias de hoje, em que determinados modismos em várias denominações não passam de sensacionalismo dos seus líderes, mas crescimento e desenvolvimento espiritual são zero. O que tem de gente se aproveitando de um dom, em detrimento dos demais para fazer sucesso, não é brincadeira. Mas o que se ver é que o povo de Deus vai aos cultos e volta do mesmo jeito, sem ser edificado de fato e na verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...