segunda-feira, 2 de abril de 2018

1 Coríntios 12:28

1 Coríntios 12:28 - E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
E A UNS PÔS DEUS NA IGREJA. Essa frase é muito esclarecedora dentro deste tema, porque fala da distribuição dos dons e ministérios, que são dados por Deus, mediante o seu Santo Espírito a igreja de Cristo. Assim como foi Deus quem colocou cada membro no corpo, não é diferente quanto à igreja de Cristo, quando efetivamente os homens deixam Deus agir na escolha dos ministros e dos cargos que estão na casa de Deus, então, o Senhor faz uma obra completa e perfeita para o bem da igreja.

PRIMEIRAMENTE APÓSTOLOS. Não há dúvida que o escritor fala dos apóstolos originais do Senhor Jesus, bem como de Matias que foi escolhido já pelos líderes de Jerusalém, e ainda a sua própria pessoa que foi chamada diretamente por Cristo para ser o apóstolo dos gentios. Depois da ascensão de Cristo para se assentar a destra de Deus, os apóstolos passaram a ter uma importância fundamental para o cristianismo.

EM SEGUNDO LUGAR PROFETAS. É unanimidade entre os comentaristas bíblicos que no tempo da igreja primitiva havia este ministério reconhecido entre os que faziam parte do cristianismo. O Espírito Santo se utilizava de grandes homens de Deus para ensinar as novas doutrinas do evangelho, porque neste mesmo tempo, ainda não havia uma coletânea pronta do Novo Testamento, como nos temos nos dias de hoje.

EM TERCEIRO DOUTORES. A igreja cristã de Corinto era composta de vários destes doutores, e podemos destacar dentre eles, o próprio Apolo, que era um dos amigos de ministério, que foi designado por Paulo para ajudar a igreja em Corinto, por meio dos seus ensinos. Estas pessoas são capacitadas pelo Espírito Santo de Deus, com os dons da sabedoria e da palavra, e são pessoas importantes para edificar e ensinar a igreja.

DEPOIS MILAGRES. Não estão registrados nas páginas do Novo Testamento, os muitos milagres realizados pelos líderes da igreja primitiva, porque este não era o objetivo dos escritores do Novo Testamento. Mas não temos dúvidas que muitos milagres foram efetuados pelos servos de Cristo, até para confirmar o que disse Jesus, que os sinais acompanhariam aqueles que fossem chamados para servirem ao reino de Deus.

DEPOIS DONS DE CURAR. O Senhor Jesus exerceu com plenitude este poder de curar as enfermidades e doenças entre o povo judeu. Depois de sua ascensão aos céus, o Espírito Santo deu continuidade a este poder sobre a vida das pessoas, usando os apóstolos e líderes da igreja primitiva. Os dons de curar nunca deixaram de ser manifestos no meio da igreja, isto porque, representavam o poder do Espírito Santo.

E SOCORRO, GOVERNO, VARIEDADE DE LÍNGUAS. Este dom de socorro citado por Paulo está se referindo aos serviços sociais praticados pela igreja primitiva. Governo nos fala sobre a administração das coisas de Deus, principalmente no que diz respeito à administração da comunidade cristã. Já a variedade de línguas, aponta para um dom do Espírito Santo, o que em Atos capítulo dois, fala sobre a missão da igreja em evangelizar o mundo, com as boas novas do evangelho poderoso de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...