sábado, 7 de abril de 2018

1 Coríntios 13:9-10

1 Coríntios 13:9-10 - Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos. Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
PORQUE. Nestes dois versículos o autor fala a respeito de mistérios do reino de Deus, alertando que os irmãos ficassem atentos sobre a vinda de Cristo, que mudará todas as coisas. Percebe-se que essa mensagem é escatológica, mas que servia de exortação para os irmãos de Corinto, no sentido de que, o que eles mais valorizavam que era a sabedoria e o conhecimento, com o advento de Cristo, nada disto serviria para o futuro. É possível que Paulo esteja combatendo o gnosticismo naquela igreja.

EM PARTE CONHECEMOS. Há quem diga que o apóstolo dos gentios esteja se referindo aos conhecimentos das Sagradas Escrituras, o que serviria de base para a averiguação das profecias. Mas também podemos conjecturar que o escritor esteja afirmando para seus leitores que, por mais que o homem conheça as coisas de Deus, nesta dimensão da vida, apenas conhece um lampejo do que a eternidade vai revelar.

E EM PARTE PROFETIZAMOS. Na realidade, a profecia deve ser posta a prova pela palavra de Deus, uma vez que, a verdadeira profecia não pode contrariar a palavra de Deus. Em parte conhecemos e em parte profetizamos, pode ser que Paulo esteja declarando que os que profetizavam na igreja de Corinto, tinha conhecimento do que estava acontecendo com alguém, por meio da especulação, então profetizavam algo.

MAS QUANDO VIER. Não há dúvida que Paulo está se referindo a volta de Cristo para buscar a sua igreja. Os escritores do Novo Testamento não tinham noção do hiato de tempo que haveria entre a ascensão de Cristo para se assentar a Destra da majestade celestial e o seu retorno para arrebatar a sua igreja. Pelas evidências bíblicas, a igreja primitiva vivia na expectativa do advento de Cristo ainda naqueles dias do primeiro século da era cristã. Da mesma forma, nós nos dias de hoje, aguardamos a sua volta.

O QUE É PERFEITO. No caso da igreja cristã de Corinto, o que muitos achavam perfeita era a oratória técnica dos profissionais da homilética e do saber humano. Já para os gnósticos, seus conhecimentos dos mistérios ocultos era que os tornavam perfeitos. Mas para Paulo, perfeito era o Filho de Deus, ele que por meio da sua obra completa e perfeita de redenção tem a capacidade de aperfeiçoar e santificar os seus remidos.

ENTÃO O QUE O É EM PARTE. Paulo fala dos conhecimentos humanos e das ciências do saber, que é apenas uma pequena fagulha do saber e do conhecimento divino. O próprio Cristo é chamado dentro das páginas do Novo Testamento de Sabedoria de Deus. O apóstolo dos gentios teve uma pequena experiência com a revelação dos mistérios de Deus e ele afirma que ouviu palavras inefáveis, coisas profundas.

SERÁ ANIQUILADO. Em comparação das coisas terrenas com as coisas que subsistirão na eternidade de Deus e de Cristo, as coisas da terra são apenas sombras pálidas do que há de ser revelado aos santos de Deus. O homem mais sábio do mundo, se ele tiver o privilégio de viver na presença de Deus e de Cristo na eternidade futura, vai perceber que seus conhecimentos terrenos não valia nada, em comparação do que se despontará na eternidade de Deus. Tudo que há neste mundo há de passar um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...