sábado, 14 de abril de 2018

1 Coríntios 14:2

1 Coríntios 14:2 - Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
PORQUE. O tema que temos a nossa frente é muito importante para a igreja de Cristo, até porque, este é um assunto polêmico, mas que merece ser discutido, até para que haja um clareamento do que realmente se tratam as línguas estranhas na igreja. Existem algumas denominações que não aceitam que os seus membros falem em línguas, porque os seus líderes acham que este foi um dom dado somente no tempo da igreja primitiva, mas que hoje caiu em desuso. O que diz a bíblia sobre isso?

O QUE FALA EM LÍNGUA. Quem faz parte das igrejas chamadas pentecostais, ou faz uma visita a tais igrejas, geralmente se percebe que existe alguém falando em línguas, principalmente nos cultos mais avivados. Falar em línguas desconhecidas é um dom que veio juntamente com o derramamento do Espírito Santo de Deus no dia de pentecoste, como um dos sinais de que alguém foi batizado no Espírito Santo de Deus.

DESCONHECIDA. Essas línguas são desconhecidas pela própria pessoa que as fala, bem como para quase todos os que estiverem no local onde tais línguas são faladas. Mas no dia de pentecostes não foram desconhecidas para os que as ouviram, porque cada um ouvia tais línguas em seus próprios idiomas. Neste caso, tais línguas em outros idiomas estrangeiros tinham a função evangelizadora para semear o evangelho de Cristo.

NÃO FALA AOS HOMENS. No caso das línguas que ninguém as compreendem, esse é um mistério que não cabe especulações, porque nem tudo que acontece na igreja de Cristo tem explicações nos dias de hoje, mas somente a eternidade é quem vai revelar tudo. Neste caso, temos a manifestação do dom de línguas, mas que no mesmo ambiente não haja ninguém com o dom de interpretação das línguas desconhecidas.

SENÃO A DEUS. No caso em que alguém fala em mistério, mas que o Espírito de Deus não permite que haja interpretação é porque a pessoa que fala em tal mistério precisa ser edificada a si mesma, e não aos outros. Percebe-se que existe uma comunicação especial entre o Espírito de Deus e o espírito do servo de Deus, em que ninguém pode ter nem noção do que pode ser isso, em se tratando de linguagem humana. Acredita-se que essa é a linguagem que prevalece nas mansões celestiais.

PORQUE NINGUÉM O ENTENDE. No caso da comunicação direta do Espírito de Deus com o espírito de quem fala tais mistérios, ninguém tem a capacidade de dar a devida interpretação, até porque esse tipo de comunicação não é para a igreja, mas sim, uma necessidade de edificação do próprio servo de Cristo, que em mistério se comunica com os céus. Há quem diga que, neste caso, nem os demônios entendem.

E EM ESPÍRITO FALA MISTÉRIOS. A palavra espírito, em nossa versão bíblica, a primeira letra está posta com letra minúscula, isso porque se trata do espírito do ser humano, e não do Espírito Santo de Deus. A palavra mistério já diz tudo, quanto à compreensão daquilo que se estar falando. Nesta comunhão e comunicação entre o espírito do homem e o Espírito de Deus é algo grandioso, em que acontece o desenvolvimento espiritual no mais profundo do ser humano. Isto é coisa grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...