terça-feira, 24 de abril de 2018

1 Coríntios 14:17-18

1 Coríntios 14:17-18 - Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado. Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.
PORQUE REALMENTE TU DÁS BEM AS GRAÇAS. Com isso, Paulo confirma que não há nada de errado em ser usado com o dom de línguas e fazer até se quiser um culto de ações de graças a Deus, por tudo de bom que tens recebido. No entanto, essa ação não terá seu valor para a comunidade cristã, porque ninguém vai entender nada do que aconteceu. Fica então explicito que estava havendo meninice com o dom de línguas, e que o exibicionismo era perceptível por parte de muitos em Corinto.

MAS O OUTRO. Em todo o tema desenvolvido pelo escritor, inclusive passando pelo capítulo de número treze, que fala da excelência do amor, que Paulo tem demostrado que a finalidade principal do uso dos dons espirituais e ministeriais é o bem do nosso próximo. Desta forma, o apóstolo dos gentios deixa transparecer aos seus filhos na fé, que eles estavam usando o dom de línguas de forma egoística, só para se mesmo.

NÃO É EDIFICADO. Percebe-se que Paulo busca de todas as maneiras incentivar aos irmãos a que procurassem ter também o dom de interpretação de línguas, a fim de que toda a igreja pudesse receber também a comunicação divina da palavra de Deus. Caso contrário, se os irmãos continuassem apenas dando valor exagerado ao dom de línguas, sem que houvesse a devida interpretação, a igreja deixava de ser edificada.

DOU GRAÇAS. Paulo não deixa de reconhecer o valor do dom de línguas desconhecida, e de forma pública até agradece a Deus por ser usado também por esse dom maravilhoso. Neste ponto, o escritor até enche a bola dos seus leitores, porem, no texto seguinte ele faz mais explicação porque agia desta forma, desde que pudesse de alguma maneira ajudar aos irmãos da igreja, mas interpretando as línguas.

AO MEU DEUS. Ao mesmo tempo, o apóstolo reconhece que o dom de línguas desconhecidas vem de Deus, ele que é a fonte prioritária de onde emana todos os dons celestiais. Usando um bom espaço nesta sua carta explicando este tema, se o leitor não atentar para o que é dito no versículo dezessete, ele pode pensar que Paulo era contra o dom de línguas. O que Paulo pretende é realmente dá o devido valor ao dom de línguas, tirando do meio da igreja de Corinto os exageros praticados.

PORQUE FALO MAIS LÍNGUAS. No caso de Paulo, ele já havia compreendido o objetivo deste maravilhoso dom, que usado de maneira correta, traz uma enorme edificação para quem dele usufrui, bem como para toda a igreja de Cristo, quando há então a interpretação da comunicação divina. É provável que Paulo falava muito em línguas desconhecidas, porem, isso ele fazia em suas orações particulares com Deus.

DO QUE TODOS VÓS. O problema é que na igreja cristã de Corinto, este dom maravilhoso, estava sendo usado para que alguns ou muitos se ufanassem de ser mais espirituais do que os outros. Quando sabemos que os dons da parte do Espírito Santo devem ser usados pelos servos de Deus para glória de Cristo e para edificação da igreja do Senhor Jesus. Ainda hoje, o dom de línguas tem sido usado de forma egoísta por muitos, como sinal de que, uma pessoa só é usada por Deus, se falar em línguas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...