domingo, 15 de abril de 2018

1 Coríntios 14:3-4

1 Coríntios 14:3-4 - Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
MAS O QUE PROFETIZA FALA AOS HOMENS. No versículo anterior, o autor diz que aquele que fala em língua desconhecida, fala em mistério dom Deus, porque este é um tipo de comunicação e comunhão direta com o Espírito de Deus. No entanto, o que profetiza faz uma comunicação exterior para os que estão ao seu alcance. O dom profético já era exercido pelos servos de Deus, antes mesmo da implantação da nova dispensação, portanto, este dom é um canal de comunicação de Deus com os homens.

PARA EDIFICAÇÃO. São muitas as funções desta comunicação de Deus com os filhos dos homens por meio do dom profético, entre eles o escritor fala de alguns neste texto. No caso de Israel, ainda no Velho Testamento, Deus se utilizou de vários dos seus profetas, mas sempre com uma mensagem de edificação, porque o Senhor queria restaurar a vida espiritual do seu povo, e para isso ele falava por meio dos profetas.

EXORTAÇÃO. Quando lemos os livros dos antigos profetas de Israel, percebemos que suas mensagens estavam carregadas de advertências, no sentido de fazerem com que os servos de Deus atentassem para os avisos dados. No tempo da igreja primitiva Deus estava se utilizando do dom profético para por meio da profecia alertar a igreja de Cristo sobre os perigos que surgiam a todo o momento contra o rebanho do Senhor.

E CONSOLAÇÃO. Este lado doce da profecia era mais que necessário naquele mesmo tempo da igreja sofrida do Senhor Jesus, até porque eram muitas as perseguições e tribulações e aflições que o povo de Deus estava passando. Deus sempre se utiliza do dom profética para consolar o seu povo, isso porque, em todos os tempos, não é nada fácil ser fiel ao reino dos céus. Portanto, Deus sempre conforta e consola o seu povo.

O QUE FALA EM LÍNGUA DESCONHECIDA. Nestes dois versículos Paulo demostra a diferença que há entre o dom de profecia e o dom de língua desconhecida ou língua estranha. O que profetiza tem uma mensagem que vai ao encontro das necessidades dos que as ouvem. Porem, o que fala em mistério é diferente, porque edifica somente a si mesmo. A não ser que haja interprete do dom de língua desconhecida na igreja.

EDIFICA-SE A SI MESMO. Certamente, Paulo está se referindo aquele tipo de comunicação e comunhão do servo de Cristo com o Espírito Santo, em que ele fala em mistério, porem, como a mensagem é para si mesma Deus não permite interpretação, e com isso, tal comunicação entre o Espírito Santo e o espírito de quem fala em línguas, só serve para si mesma, dada a sua necessidade pessoal, e não dos outros.

MAS O QUE PROFETIZA EDIFICA A IGREJA. É lindo de si ver, quando Deus toma alguém no Espírito Santo e por meio do dom profético fala para toda a igreja do Senhor Jesus, seja exortando ao povo de Deus, seja com uma mensagem de consolação. Quem prega ou ensina a legítima palavra de Deus, esse verdadeiramente é um profeta do Senhor. Por isso que, é muito necessário priorizar momentos indispensáveis para a ministração da palavra do Senhor, na liturgia do culto, para que a igreja seja edificada pela palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...