sábado, 7 de abril de 2018

1 Coríntios 13:7-8

1 Coríntios 13:7-8 - Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.
TUDO SOFRE. Quem ama tem uma capacidade de suportar o sofrimento que é algo inacreditável. Isso porque o amor cria vínculo de comunhão, de aproximação e de união. De forma que, quem ama tem em si mesmo força para aguentar tudo que vier com resignação. Mas, por que o amor tudo sofre? Geralmente, quem ama de verdade, nunca é correspondido a altura, e na maioria dos casos, a pessoa amada, não reconhece o que é feito por quem a ama. O amor muitas vezes é vítima da ingratidão.

TUDO CRER. No entanto, quem ama, não desiste dos seus objetivos, porque tem a convicção que vai conseguir seus alvos, até porque seus sonhos serão perseguidos até serem realizados. A fé de quem ama é de que, mesmo que a pessoa amada não a ame a altura, mas que Deus é quem o recompensará pela prática do amor. Quem ama tem uma força de vontade irresistível em fazer o bem, sem esperar recompensa de volta.

TUDO ESPERA, TUDO SUPORTA. Quem ama se move pela locomotiva da esperança, como quem já alcançou seus planos e objetivos. Quem ama faz uma plantação para o futuro, já com a certeza de que colherá os seus frutos. Quem ama suporta até mesmo as ingratidões, bem como as injustiças, mas não perde a esperança de que o bem sempre vencerá. E que Deus é justo e reto para surpreender com bons resultados.

O AMOR NUNCA FALHA. Quando se faz algo motivado pelo verdadeiro amor ao próximo, o resultado será sempre positivo, isso porque, se não houver o reconhecimento do que foi beneficiado pela ação do amor, mas no céu tem um Deus que é justo e que recompensará positivamente a todos aqueles que cumprem ao primeiro e segundo mandamento da lei de Cristo, que é amar a Deus e ao próximo.

MAS HAVENDO PROFECIA, SERÃO ANIQUILADAS. Não que o apóstolo dos gentios esteja aniquilando o ministério profético, pelo contrário, em seus escritos ele põe destaque a este dom ministerial. Mas o que Paulo tenta explicar aos irmãos é que o verdadeiro amor a Deus e ao próximo está acima de qualquer coisa, por isso que Cristo enalteceu o amor a Deus e ao próximo, como sendo maior do que toda a lei.

HAVENDO LINGUAS, CESSARÃO. O dom de línguas tinha para os irmãos de Corinto uma importância muito grande, é tanto que, no próximo capítulo desta carta, o escritor gasta papel e tinta para escrever aos seus filhos na fé, a fim de lhes explicar a posição e o uso correto deste dom. Neste caso do nosso texto em pauta, Paulo afirma para os irmãos que, amar a Deus e ao próximo é mais importante que as línguas.

HAVENDO CIÊNCIA, DESAPARECERÃO. Todo comentarista honesto em seus comentários sabe que Paulo está falando do amor, que é o amor a Deus acima de qualquer coisa e ao próximo como a si mesmo, ensinado por Cristo. De forma que, este amor citado, é mais importante do que qualquer ciência do saber, que os filhos dos homens possam imaginar. Os coríntios estavam dando mais valor ao dom das ciências humanas do que o amor devido a Deus e também o amor ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...