segunda-feira, 16 de abril de 2018

1 Coríntios 14:5

1 Coríntios 14:5 - E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
E EU QUERO QUE TODOS VÓS. Todos os dons são importantes no meio do povo de Deus, e nenhum deles deve ser rejeitado, até porque a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil, portanto, todos os dons têm suas utilidades. Neste caso, de falar em línguas, Paulo até expõe sua vontade pessoal e desejo do coração, com isso entendemos que o falar em línguas é bastante importante para quem fala.

FALEIS EM LÍNGUAS. Já temos explicado em textos anteriores que o falar em línguas é um sinal ou evidência de que alguém foi batizado no Espírito Santo, ou que tal pessoa está cheia do Espírito de Deus. No caso do dia de pentecostes, este dom foi muito importante, porque os irmãos falavam das maravilhas de Deus em outros idiomas estrangeiros, e os visitantes entendiam o que eles estavam falando em suas línguas.

MAS MUITO MAIS QUE PROFETIZEIS. O escritor não proíbe ninguém de falar em línguas desconhecidas, no entanto, incentiva aos seus leitores que busquem o dom de profecia, que no caso de edificação da igreja, pode ser mais útil. Percebe-se que Paulo procura organizar as coisas, no tocante a liturgia dos cultos, que eram realizados na igreja cristã de Corinto. Parece que a desordem era prevalecente na hora do culto.

PORQUE O QUE PROFETIZA É MAIOR. Não é que Paulo esteja exaltando aquele que era usado pelo dom de profecia, mas o contexto deste assunto nos faz compreender que o dom profético teria naquele momento da igreja em Corinto mais utilidade do que o dom de línguas. E não a dúvida que o escritor desta carta deseja mesmo é motivar aos seus filhos na fé para que buscassem com mais zelo o dom de profetizar. Até porque haviam muitos naquela igreja que precisavam de exortação profética.

DO QUE O QUE FALA EM LÍNGUAS. Ao mesmo tempo, o apóstolo dos gentios não tem a intenção de diminuir aqueles que tinham o dom de línguas desconhecidas, mas o que ele pretende na realidade e estimular aos irmãos a que procurassem aqueles dons que estavam de acordo com o amor fraternal, tão falado por ele no capítulo anterior. E o dom de profecia se encaixava exatamente nisto, porque edificava a igreja de Cristo.

A NÃO SER QUE TAMBÉM INTERPRETE. Nesta frase, Paulo deixa escapar, ainda que indiretamente, que é possível que a mesma pessoa que tem o dom de línguas, pode também ser possuidor do dom de interpretar as línguas por ele faladas. Do outro lado, também pode ser dito pelo escritor nas entrelinhas deste texto, que ele estimula aos irmãos que tinham o dom de línguas que buscassem também o dom de interpretar.

PARA QUE A IGREJA RECEBA EDIFICAÇÃO. O bom é que haja muitos profetas na igreja de Cristo. Porem, se tivermos muitos que falem em línguas e tais línguas sejam interpretadas, também haverá edificação do povo de Deus. Se o Espírito de Deus manda uma mensagem de edificação para a igreja, ele também vai manifestar o dom de interpretação das línguas para que todos possam receber e compreender a mensagem enviada por Deus. O Espírito de Deus é organizado e sabe como fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...