quinta-feira, 19 de abril de 2018

1 Coríntios 14:6

1 Coríntios 14:6 - E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?
E AGORA, IRMÃOS. Certamente Paulo se dá conta que estava escrevendo sobre assuntos polêmicos para o momento em que ele estava escrevendo esta sua carta, com temas que estavam em evidência naquela comunidade cristã, mas que de foto, estavam agindo ao contrário do que deveria ser na realidade. Por isso que ele, Paulo, da uma aliviada e chama seus leitores de irmãos, com o intuito de amenizar a tenção.

SE EU FOR TER CONVOSCO FALANDO EM LÍNGUAS. Porem, imediatamente entra em choque de opinião ao afirmar que se porventura ele viajasse neste momento até a cidade de Corinto para ter um encontro com seus leitores, no entanto, ao chegar na presença dos irmãos, não falasse absolutamente nada que os seus filhos na fé viessem a entender. Tal visita de Paulo sem dúvida geraria uma verdadeira confusão.

QUE VOS APROVEITARIA. Essa colocação feita pelo nosso escritor certamente levaria aos seus leitores a pensarem no que de fato estava acontecendo de anormal naquela comunidade cristã. Se Paulo chegasse em Corinto falando somente em mistério, ou seja, em línguas desconhecida, em nada ele seria útil para aquela igreja, pelo contrário, os irmãos poderiam até pensar que o apóstolo dos gentios esta fora de si. Este alerta de Paulo não era para proibir as línguas, mas para por as coisas em ordem.

SE NÃO VOS FALASSE OU POR MEIO DA REVELAÇÃO. Deus trabalhava de forma especial com a revelação a Paulo, é tanto que, mesmo não tendo convivido pessoalmente com o Senhor Jesus, como os demais apóstolos, mas Paulo recebeu de Cristo muitas revelações do evangelho e sobre o evangelho que ele pregava, a prova disto é que, muito mais do que os demais apóstolos, Paulo falava da nova aliança.

OU DA CIÊNCIA. Não há dúvida que Paulo se reporta a ciência do saber, que de acordo com a teologia bíblica, diz respeito ao dom da palavra de sabedoria, bem como o dom da palavra do conhecimento. Hoje há uso e abuso da ciência do saber, tal como a própria teologia, sociologia, psicologia, filosofia e outras tantas matérias com chavões e frases carregadas de emocionalismo, e bem pouco da palavra de Deus em essência.

OU DA PROFECIA. Esse dom, ou seja, o dom de profecia era o que de fato Paulo vem defendendo e continuará a defender nesta sua carta, porque este dom era mais que necessário na igreja cristã de Corinto. Por meio deste dom é que os pregadores da palavra de Deus exortavam os seguidores de Cristo de como fazerem a vontade de Deus, além de consolar os que estavam passando dificuldade, para edificação da igreja.

OU DA DOUTRINA? O que Paulo está dizendo neste versículo é que, se ele fosse falando somente em línguas desconhecidas, em nada iria edificar a igreja de Cristo naquele lugar. Mas, se ele fosse visitar aos irmãos de Corinto e passasse novas revelações para os irmãos, o Espírito Santo tomasse a ele para ensinar a palavra do Senhor de verdade, bem como ele fosse usado em profecia, e por fim, instruísse os irmãos com as doutrinas da nova dispensação, ai sim, haveria edificação da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...