terça-feira, 9 de junho de 2020

Atos 12:10

Atos 12:10 - E, quando passaram a primeira e segunda guardas, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
E, QUANDO PASSARAM A PRIMEIRA E A SEGUNDA GUARDA. Quem seriam estas guardas? Há quem diga que se trate dos dois primeiros soldados romanos que estavam dentro da própria sela de Pedro, estes que ficavam presos a Pedro com duas cadeias, e os outros dois seriam aqueles que ficavam fora da sela, logo depois da porta onde o prisioneiro estava trancafiado. No entanto, é mais provável que estas guardas ficassem do de fora da sela, a primeiro e a segunda na porta de ferro já na saída da cadeia.

CHEGARAM A PORTA DE FERRO. Geralmente estas portas de ferro eram grandes e pesadas, fortes o suficiente para debelar a invasão de revoltas para libertar presos, bem como para manter presos aqueles que estavam sob os cuidados do Estado. Os historiadores explicam que pela parte de Dentro desta grande porta de ferro ficavam dois soldados da guarda imperial, para só deixar entrar ou sair, com ordem expressa.

QUE DÁ PARA A CIDADE. Geralmente estas prisões públicas eram construídas já fora das cidades antigas, porque a sociedade temia que os presos de libertassem e invadissem as residências. Já na maioria das vezes, a frente destas prisões do governo ficava para dentro das cidades para que as autoridades tomassem conhecimento de tudo que acontecia com aqueles que estavam sob os cuidados do Estado romano.

A QUAL SE LHES ABRIU POR SI MESMA. Se realmente haviam dois soldados romanos guardando a entrada e a saída desta prisão houve uma intervenção da parte do anjo de Deus para que eles não percebessem o que estava acontecendo. Depois, o mesmo ser celestial fez com que a porta de ferro se abrisse automaticamente sem a intervenção ou força de um ou mais seres humanos. Naquela época, isso era estranho.

E TENDO SAÍDO. Pedro estava livre da prisão, e não somente disto, mais também de ser executado no dia seguinte, uma vez que o rei Herodes já havia planeja lhe apresentar aos judeus, que sistematicamente autorizariam a sua morte. Não temos como saber quantos dias Pedro teve que ficar detido nesta prisão, mas este era um momento de muita alegria para ele, por desfrutar da tão desejada liberdade de andar.

PERCORRERAM UMA RUA. Não é preciso saber o nome desta rua, mas ela era a primeira que estava de frente daquela prisão pública, em que muitos andaram nela livremente pela ultima vez, antes de serem executados pelas autoridades romanas. Mas para Pedro esta rua, representava a sua libertação, e certamente sua cabeça se enchia de bons pensamentos sobre as providências de Deus que mandou libertá-lo.

E LOGO O ANJO SE APARTOU DELE. Não sabemos se o anjo de Deus parou de caminhar enquanto Pedro estava se distanciando da prisão, ou se este poderoso anjo celestial caminhou mais depressa do que Pedro o deixando para traz, ou ainda de o anjo de Deus simplesmente desapareceu da vista de Pedro. A missão do anjo, neste caso já havia terminado, não tinha mais razão de ser para que ele continuasse na presença de Pedro. É importante sabermos que os anjos estão ao nosso serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...