quinta-feira, 4 de junho de 2020

Atos 12:1-2

Atos 12:1-2 - E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar. E matou à espada Tiago, irmão de João.
E POR AQUELE MESMO TEMPO. Na primeira perseguição que culminou com a morte de Estêvão, aqueles que tiveram de sair fugidos de Jerusalém foram por todas as partes pregando o evangelho aos judeus que moravam fora da Judeia. Agora surge uma nova perseguição diretamente contra o grupo apostólico, culminando com a morte de Tiago irmão de João. Esses problemas enfrentados pelos líderes de Jerusalém deveriam servir de aviso que eles deveriam fazer missões mundo a fora, mas não.

O REI HERODES. Quem era este Herodes sobre o qual fala o texto? Ele era o Herodes Agripa I, neto de Herodes o grande. Era filho de Aristóbulo e irmão de Herodias, que teve de ser levado para Roma depois de ter perdido seu pai. Neste mesmo tempo ele governava sobre a Judéia, Samaria, Galiléia e etc. por isso que buscava agradar aos judeus. É possível que esta perseguição contra os cristãos foi para agradar aos judeus.

ESTENDEU AS MÃOS. Não que Herodes fizesse isso pessoalmente, mas como autoridade romana, tinha a seu serviço a todos que faziam parte do serviço de segurança pública, através da qual mandou prender a muitos dos seguidores de Cristo em toda a extensão do seu governo. Este tipo de perseguição contra os seguidores de Cristo tinha como objetivo deter o crescimento cada vez maior do cristianismo.

SOBRE ALGUNS DA IGREJA. O escritor não está se referindo a um templo religioso dedicado ao cristianismo, porque neste mesmo tempo isso não era permitido pelo império político de Roma, mas ao se referir à igreja está se tratando dos discípulos de Cristo, incluindo os apóstolos também. Não foi uma perseguição geral, mas tinha como objetivo atingir determinadas personagens importantes da igreja no país de Israel.

PARA OS MALTRATAR. A perseguição por si só já era uma forma de fazer sofrer aqueles que confessavam a Jesus Cristo como sendo o Messias de Deus. Porem, isso se agravava mais ainda quando os irmãos eram presos e expostos ao vitupério público perante as autoridades e também diante da sociedade. Neste caso não se tinha respeito pelos cristãos, pelo contrário, os verdadeiros servos de Cristo passavam por terríveis humilhações, simplesmente por seguirem o evangelho de Cristo, o Salvador.

E MATOU À ESPADA TIAGO. Este Tiago fazia parte do grupo apostólico, tendo sido chamado pelo Senhor Jesus para tão importante ministério. Mateus 4:21-22 - E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes. E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no. Ele era pescador da Galiléia com João.

IRMÃO DE JOÃO. Os relatos dos evangelhos nos faz ver que dos doze apóstolos haviam três que eram mais chegados do Senhor Jesus, que eram eles: Pedro, que tudo indica era o porta voz do grupo, tinha João, irmão deste Tiago, que era aquele que tinha mais intimidade com Cristo, ao ponto de reclinar sua cabeça no ombro do seu Mestre e tinha este Tiago, que também fazia parte do círculo mais íntimo de Cristo Jesus. Temos nos evangelhos algumas ocasiões em que aparecem estes três com Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...