terça-feira, 9 de junho de 2020

Atos 12:9

Atos 12:9 - E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão.
E, SAINDO. As cadeias que estavam sobre Pedro, ao mesmo tempo ligadas aos corpos dos dois soldados que ficavam do lado de dentro da prisão foram quebradas e tornadas em nada pelo poder do anjo de Deus. A porta foi automaticamente aberta, os dois soldados que estavam do lado de dentro nada viram do que estava acontecendo, os dois guardas que estavam do lado de fora da prisão também não enxergavam aquilo que estava acontecendo, mas Pedro foi saído livremente da prisão rumo à liberdade.

O SEGUIA. No versículo anterior o ser celestial havia dito a Pedro que o seguisse, porque algo sobrenatural estava para acontecer. Agora, o texto diz que Pedro estava dando passos largos em seguir a mesma direção que caminhava o anjo do Senhor. Não temos como saber a velocidade da caminhada de Pedro, mas imaginamos que eram passos de confiança de que nunca mais voltaria aquele lugar de tristeza e angústia.

E NÃO SABIA. As coisas sobrenaturais de Deus deixa qualquer um ser humano sem compreender a razão de ser dos acontecimentos. Existem sonhos que envolve de tal maneira o ser humano que ele gostaria que fosse realidade, isso, quando tal sonho é bom e positivo. Pode ser que Pedro tivesse a noção que estava envolvido com um sonho, que expressava o seu mais profundo desejo de sair daquela prisão de repente.

QUE ERA REAL. Pedro não estava tendo um sonho de liberdade daquela prisão, ele não estava vendo uma miragem, não estava em transe espiritual, nem era uma visão, Pedro não estava fora de si, não estava sendo arrebatado no espírito. O que estava acontecendo era a mais pura realidade. Se tinha alguém fora de si eram os quatro soldados romanos, eles que não viram a chegada do anjo, nem a saída de Pedro. Precisamos crer que as coisas misteriosas de Deus são reais para nos beneficiar.

O QUE ESTAVA SENDO FEITO. Por meio deste milagre, Deus estava provando que quem mandava na vida de Pedro era Ele, o Criador de todas as coisas, e não o monarca romano, Herodes. A libertação de Pedro daquela prisão sinalizava em mais responsabilidade para o apóstolo, porque a partir de então, passaria a reinar em sua mente que Deus lhe deu uma nova chance de vida para ele cumprir sua missão.

PELO ANJO. O Deus Todo-poderoso poderia muito bem de forma direta libertar totalmente a Pedro daquela situação, mas ele quis se utilizar de um dos seus inúmeros anjos para fazer este trabalho. É recorrente dentro das páginas da bíblia os casos em que Deus se utiliza dos seus anjos para intermediar suas obras na vida dos filhos dos homens. E a palavra de Deus nos afirma que os anjos de Deus estão ao nosso serviço.

MAS CUIDAVA QUE VIA ALGUMA VISÃO. Não temos como descobrir se Pedro tinha conhecimento que no dia seguinte seria apresentado por Herodes diante dos judeus e que ele seria executado, como foi o caso de Jesus, bem como de Estêvão e de Tiago. A realidade é que o milagre estava sendo tão grande, que Pedro pensava que estava envolvido em uma visão e não com algo real. O sobrenatural é tão fascinante que aqueles que passam por uma grande experiência deste tipo ficam como que sonhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...