quinta-feira, 11 de junho de 2020

Atos 12:21-22

Atos 12:21-22 - E num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes fez uma prática. E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem.
E NUM DIA DESIGNADO. Até onde ia o domínio do império político de Roma, eram comemoradas datas especiais em homenagem aos seus imperadores, reis, governadores e outras autoridades de destaques. Pode ser que este dia designado fosse o aniversário do próprio rei Herodes Agripa, em mais uma data natalícia pela passagem do seu aniversário. Como também existem alguns que defendem que esta dada especial era comemorada por Herodes em homenagem ao imperador Claudio.

VESTINDO HERODES AS VESTES REAIS. Uma das formas de se reconhecer uma alta autoridade do império romano era justamente pelo modo como se vestia. No caso do rei Herodes, certamente ele se vestia de modo extravagante como demonstração de poder. Neste dia, que era uma data especial para o rei, então o monarca se vestiu de uma veste prateada, que diante dos raios solares chamava a atenção de quem o via.

ESTAVA ASSENTADO NO TRIBUNAL. Uma grande festa foi marcada para esta data mais que especial para o rei Herodes. Toda a população foi convocada por meio de decreto e ninguém podia faltar a este banquete regado a bebidas e muita comida. Principalmente se faziam presente todas as autoridades do império daquela região em que estavam subordinadas ao rei. O rei estava assentado no trono principal do palanque recebendo as honrarias e os presentes dos seus bajuladores e admiradores.

E LHES FEZ UMA PRÁTICA. Chegou a hora mais importante daquela comemoração em que o rei de pôs de pé na tribuna para fazer o seu discurso. Provavelmente o rei Herodes se gabava pelos seus feitos, que para ele eram heroicos, em favor da população, aquele tipo de discurso político que já sabemos o seu teor para conquistar as massas. Não faltou relatórios em que o rei se exaltava a si mesmo como o melhor.

E O POVO EXCLAMAVA. Naquela mesma época, os povos não conheciam as verdades do judaísmo, nem muito menos do mais novo cristianismo, por isso que a sociedade aceitava que as mais altas autoridades eram semideuses. Quando viram as vestes brilhantes do rei Herodes Agripa e seu eloquente discurso, aqueles que estavam naquele evento começaram a renderem glória a um ser humano franco e mortal.

VOZ DE DEUS. Neste mesmo dia, o rei Herodes estava inspirado como nunca estivera antes em sua vida pública, ao ponto de levar os seus ouvintes ao delírio. Suas palavras estavam carregadas de frases emocionais ao ponto das pessoas acharem que ele era a encarnação de Deus. O sentimento de idolatria foi tão forte nos que estavam presentes naquele evento, que confundiram Herodes com o Deus único e verdadeiro.

E NÃO DE HOMEM. Era natural para os homens daquela época, confundirem as altas autoridades do império político de Roma com deuses do seu panteão. Era costume dos pagãos e idólatras venerarem de tal maneira os reis, ao ponto de os chamarem de deuses. Agora, os idólatras não tinham o direito de confundir um ser humano mortal com o Criador de todas as coisas. Como o rei não repreendeu o povo, então, morreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...