terça-feira, 9 de junho de 2020

Atos 12:13-14

Atos 12:13-14 - E, batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar. E, conhecendo a voz de Pedro, de gozo não abriu a porta, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta.
E, BATENDO PEDRO À PORTA DO PÁTIO. Depois que o anjo deixou ou se apartou de Pedro ele estava livre para escolher o destino que bem entendesse, o que ele o fez de modo que sabia para onde deveria ir. Neste momento o apóstolo chegava ao seu destino certo, e agora estava diante da parta que dava acesso a união com todos aqueles que ele sentia muita saudade, que era os seus companheiros de ministério e a igreja de Cristo. É bom lembrar que esta não era a porta de acesso direto a casa.

UMA MENINA CHAMADA RODE. Se a porta do pátio fosse à porta de acesso direto a casa, onde no seu interior estavam todos reunidos em oração, então, todos teriam ouvido a voz de Pedro, mas somente a menina ouviu a voz do apóstolo. Essa menina sobre a qual fala o texto poderia ser uma adolescente ou jovem solteira, que por determinação da dona da casa, Maria, mãe de João Marcos, estava como porteira.

SAIU A ESCUTAR. A jovem Rode, que tem o significado de rosa ou for, ficou responsável em atender os visitantes, se alguém batesse na porta. É provável que houvesse um espaço entre a porta do pátio e a porta principal de acesso ao salão onde a igreja estava reunida e orando por Pedro para Deus lhe conceder um grande livramento da prisão e da parte. A menina não abril a porta, ele apenas ouviu a voz.

E, CONHECENDO A VOZ DE PEDRO. Há quem diga que este jovem estava orientada a não abrir a porta para quem quer que seja, mas se alguém conhecido chamasse, ela entraria na casa e anunciaria a chegada de tal pessoa. O fato de esta jovem conhecer a voz de Pedro faz com que alguns defendam que ela fazia parte da igreja de Cristo, porem, outros afirmam apenas que Pedro é que frequentavam sempre esta residência.

DE GOZO NÃO ABRIU A PORTA. Por outro lado, podemos conjecturar que esta jovem após reconhecer a voz de Pedro, se ela abrisse a porta, sua senhora, a dona da casa não acharia que ela estava errada. Ao ouvir aquela voz e reconhecer que era de Pedro, a menina ficou tomada de alegria, e o contentamento foi tanto, que a jovem em vez de abrir a porta, dar o bem-vindo, ela tomou uma outra atitude de entrar casa a dentro.

MAS, CORRENDO PARA DENTRO. Apesar de Lucas afirmar que o motivo da distração da menina ser a alegria, mesmo assim, ficamos com a hipótese de que a menina estava orientada a não abrir a porta para ninguém, mesmo que fosse uma pessoa conhecida. De repente, poderia ser que Pedro estivesse sendo coagido a falar diante da parte, mas, que estivesse lhe acompanhando os soldados do rei para prenderem os demais líderes da igreja de Cristo. Se alguém orientou a menina assim, agiu corretamente.

ANUNCIOU QUE PEDRO ESTAVA A PORTA. Esta era a melhor notícia que a menina Rode poderia anunciar para todos que estava dentro da casa de Maria, mãe de João Marcos. Este era o momento mais esperado por Pedro, desde que havia sido preso pelo grande inimigo do reino de Cristo, Herodes Agripa. Para Pedro, estar diante daquela porta significava poder matar a saudade do povo de Deus e continuar a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...