terça-feira, 9 de junho de 2020

Atos 12:12

Atos 12:12 - E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.
E, CONSIDERANDO ELE NISTO. A ação de Deus em favor de Pedro estava completa, em que um grande milagre de libertação foi realizado, não de forças das trevas, como dos demônios, mas da prisão que levaria a culminar na morte do servo de Deus. Mais uma vez o anjo do Senhor tinha cumprido sua missão em executar as ordens de Deus em benefício dos amados. Pedro estava livre e com a escolha de tomar o destino que bem desejasse o que ele estava fazendo agora refletindo em tudo que tinha acontecido.

FOI À CASA DE MARIA. Não temos dentro das páginas do Novo Testamento outras referências a esta Maria sobre a qual fala o texto em foco. É importante salientarmos que Pedro, solto da prisão, se estivesse com medo de ser preso novamente por Herodes e ser executado pelo rei, teria consequentemente fugido para bem longe e se esconder em um lugar secreto. Mas, ele vai para um lugar de reunião dos cristãos.

MÃE DE JOÃO. Há algumas hipóteses feitas pelos comentaristas que nos fazem saber que a casa de Maria, mãe de João Marcos era o cenáculo em que Jesus se reunião pela última vez com os seus apóstolos, bem como o lugar em que aconteceu o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes. João era o nome próprio de Marcos, o mesmo que escreveu o segundo livro do Novo Testamento e o mais antigo.

QUE TINHA POR SOBRENOME. Tomando por exemplo o nosso país e a nossa cultura, é muito comum as pessoas terem o seu nome próprio e vários outros sobrenomes, que em muitos dos casos são firmas representativas da família do pai e da mãe do cidadão. Porem, entre os hebreus não era assim, geralmente a pessoa tinha o nome próprio e um apelido que era dado depois, como característica pessoa do cidadão judeu. De acordo com os costumes dos judeus, o nome de uma pessoa poderia ser mudado.

MARCOS. Quando Lucas diz que Marcos era o sobrenome de João, ele quis dizer que este era um apelido pelo qual as pessoas costumavam chamar a este servo de Cristo. Mas também existiam aqueles casos em que os dois nomes se referiam a duas cidadanias que tal pessoa possuía, ou que tal pessoa convivesse em duas culturas diferentes. Apesar de ser um sobrenome, todavia, “Marcos” era um nome próprio.

ONDE MUITOS ESTAVAM REUNIDOS. Já temos demostrado em muitas partes do nosso comentário que neste mesmo tempo, não era permitido, nem pelos judeus, nem pelos romanos a construção de templos dedicados ao cristianismo. Portanto, a igreja de Cristo se reunia de casa em casa para cultuarem a Deus, resolveres seus problemas e fazerem suas campanhas de oração. A igreja estava unida em propósito por Pedro.

E ORAVAM. O escritor nos faz saber no começo deste capítulo que a igreja ao tomar conhecimento da prisão de Pedro entrou em campanha de oração para que Deus desse livramento ao apóstolo de Cristo. Aprendemos com tudo isso que os cristãos do primeiro século de nossa era cristã resolviam os problemas que envolviam o povo de Deus por meio de campanhas de oração. Nos dias de hoje, os líderes do cristianismo já não agem mais assim, mas tomam suas próprias resoluções corporativistas isoladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...