terça-feira, 16 de junho de 2020

Atos 13:8-9

Atos 13:8-9 - Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul. Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele.
MAS RESISTIA-LHES ELIMAS. Barnabé e Saulo de Tarso se esforçavam muito para dentro do possível pregar uma mensagem que viesse a convencer o procônsul da necessidade que ele tinha de crer verdadeiramente no nome poderoso de Cristo Jesus como sendo o Messias de Deus. Do outro lado, Barjesus ou Elimas tentava distorcer tudo que os missionários pregavam para aquele homem. Na obra de evangelização existe um confronto direto das forças do mal contra o reino de Cristo Jesus, o Salvador.

O ENCANTADOR, PORQUE ASSIM SE INTERPRETAVA O SEU NOME. Barjesus, Elimas ou encantador era a mesma pessoa, que com elementos do ocultismo enganava a muitas que eram desprovidos da verdade. Diante do que é dito aqui sobre Elimas, o encantador, podemos conjecturar que este falso profeta tinha um poder de persuasão muito grande. O encantador daquela época é muito parecido com o feiticeiro de hoje.

PROCURANDO APARTAR DA FÉ O PROCÔNSUL. Um pouco mais a frente o escritor chega a dizer que o procônsul “creu”. Porem, isso não quer dizer que esta autoridade romana tenha se tornado um discípulo de Cristo. O que Elimas estava tentado fazer era distorcer as verdades pregadas pelos missionários para que o procônsul não chegasse a se converter de verdade. O inimigo estava lutando para o homem não crer.

TODAVIA, SAULO. O testemunho de Saulo de tarso era transformador, porque sua história de antes e depois era um exemplo vivo do que Cristo poderia fazer na vida de qualquer pecador. Antes de ter um encontro com Cristo na estrada de Damasco, e ser transformado em um novo homem, Saulo de Tarso também era uma autoridade, não do império político de Roma, mas da alta Corte dos filhos de Israel, o Sinédrio.

QUE TAMBÉM SE CHAMAVA PAULO. De acordo com a versão bíblica que estamos utilizando, o nome “Paulo” começa a aparecer, porque era assim que ele se chamava em suas relações para com os gentios. Essa mudança retrata muito bem o estilo de vida que o grande apóstolos gentios passou a desfrutar depois que seguiu a missão de levar o evangelho libertador do Senhor Jesus nos campos missionários transculturais.

CHEIO DO ESPÍRITO SANTO. Quando Saulo se converteu, Jesus enviou ao seu encontro a Ananias, que era um servo de Cristo para que este orasse por Saulo a fim de que ele fosse cheio do Espírito Santo. Atos 9:17 - E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. Uma das marcas mais importantes do ministério de Paulo foi ser cheio do Espírito de Deus.

FIXANDO OS OLHOS NELE. Essa é uma forma de expressão que nos fala de como Paulo enfrentou cara a cara o encantador Elimas. As pessoas tinham medo de ir para o confronto direto com o encantador Elimas, porque pelo fato dele se utilizar do ocultismo, ninguém tinha coragem de enfrenta-lo. No entanto, o que estava com Paulo era mais poderoso do que os espírito de demônios que atuavam no encantador Elimas.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...