quarta-feira, 10 de junho de 2020

Atos 12:17

Atos 12:17 - E acenando-lhes ele com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão, e disse: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar.
E ACENANDO-LHES COM A MÃO. Este foi um gesto da parte de Pedro para chamar a atenção da igreja sobre o que ele tinha a falar naquele momento. Parece-nos que houve um não pequeno alvoroço por parte daqueles que estavam presentes na casa de Maria, mãe de João Marcos, ao ponto de Pedro perceber que não tinha condições de contar o seu importante testemunho. Era mais que natural que a igreja ali reunida se alegrasse na presença de Deus por ver com os próprios olhos o grande milagre.

PARA QUE SE CALASSEM. É bem provável que o barulho de vozes muito altas fosse de glórias a Deus e aleluias pelo fato de Pedro ser liberto pelo poder de Deus. É curioso o fato de Pedro pedir Silêncio, mas tudo indica que ele não queria chamar a atenção da vizinhança, ao ponto da notícia se espalhar rapidamente e os soldados romanos tomarem conhecimento, bem como Herodes e ele ser novamente preso e morto.

CONTOU-LHES COMO O SENHOR. Prontamente houve um grande silêncio e Pedro começa fazer a sua narrativa dos últimos acontecimentos naquela prisão e naquela mesma noite. É bonito de ver a gratidão de Pedro em reconhecer que Deus se lembrou dele, quando na realidade estava em perigo da sua própria vida, uma vez que, se o Senhor não tivesse enviado o seu anjo para livrar a Pedro, ele teria morrido logo mais.

O TIRARA DA PRISÃO. Pedro se reporta ao que Lucas escreveu em Atos 12:7-8 - E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me. E Pedro saiu da prisão e da morte.

E DISSE: ANUNCIAI ISTO A TIAGO. Quem seria este Tiago sobre o qual Pedro se reporta? Tiago, irmão de João não poderia ser porque havia sido morto a espada por Herodes. Parte para o bom senso aqueles que chegam a conclusão que este era Tiago irmão do Senhor Jesus. As tradições do cristianismo nos faz saber que este Tiago irmão do Senhor Jesus foi um dos que presenciou o cristo ressurrecto e se converteu de verdade. Paulo o chama mais tarde uma das colunas da igreja matriz de Jerusalém.

E AOS IRMÃOS. Pedro desejava que toda a igreja de Cristo tomasse conhecimento da sua libertação, até porque, é bem provável que todos os que faziam parte da igreja de Cristo em Israel estivessem envolvidos nesta campanha de oração em favor do servo de Deus. A vontade de Pedro era sair de casa em casa daqueles que faziam parte da igreja do Senhor Jesus contando o grande milagre de libertação feito por Deus.

E, SAÍNDO, PARTIU PARA OUTRO LUGAR. Mas como não era possível o apóstolo sair contando sobre a intervenção de Deus em seu benefício, então, com inteligência ele saiu daquele lugar, partindo para um lugar mais seguro. Pedro tinha consciência que o rei Herodes procuraria de todos os meios o encontrar a fim de cumprir o seu intento maligno de tirar-lhe a vida, porque o rei de Roma queria agradar aos judeus com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...