quarta-feira, 10 de junho de 2020

Atos 12:18-19

Atos 12:18-19 - E, sendo já dia, houve não pouco alvoroço entre os soldados sobre o que seria feito de Pedro. E, quando Herodes o procurou e o não achou, feita inquirição aos guardas, mandou-os justiçar. E, partindo da Judéia para Cesaréia, ficou ali.
E, SENDO JÁ DIA, HOUVE NÃO POUCO ALVOROÇO ENTRE OS SOLDADOS. Tudo que aconteceu com Pedro e o anjo do Senhor ali naquela prisão foi durante a noite, porque Deus sabia que ao amanhecer o dia Herodes iria julgar injustamente a Pedro e executá-lo. Mas, quando o dia clareou, então, os soldados que estavam durante a noite ligados a Pedro por meio de cadeias procuraram o preso e nada, do mesmo modo, os guardas que ficaram do lado de fora da sela ficaram apavorados com isso.

SOBRE O QUE SERIA FEITO DE PEDRO. Não temos como saber o que de fato aconteceu com aqueles soldados romanos que guardavam a Pedro naquela prisão. Porem, podemos imaginar que Deus lhes permitiu que entrassem em sono profundo para que o anjo do Senhor cumprisse sua missão de resgatar a Pedro daquela prisão e também da morte. Na realidade eles não sabiam que o anjo de Deus havia libertado a Pedro.

E, QUANDO HERODES O PROCUROU. Neste dia exato seria o cumprimento do intento maligno do rei romano em apresentar a Pedro diante dos judeus e depois executá-lo de forma injusta, simplesmente para tentar agradar aos judeus, que por inveja e ciúmes desejavam mesmo o extermínio dos líderes do cristianismo. Herodes foi pessoalmente à prisão pública onde supostamente Pedro estava sob guarda do Estado.

E NÃO O ACHOU. Os próprios soldados romanos não sabiam o que havia acontecido com Pedro, por isso que quando Herodes procurou a Pedro naquela prisão, não o achou. Pedro não estava mais naquele lugar terrível que tinha lhe roubado a liberdade por um pouco de tempo, e que tinha cheiro de morte, porque este seria o seu fim, se Deus não tivesse enviado o seu anjo para livrar seu servo das mãos do rei Herodes.

FEITA INQUIRIÇÃO AOS GUARDAS. Em vez de estar conduzindo a Pedro para o julgamento público diante dos judeus e da sociedade injusta, Herodes foi cuidar em fazer o julgamento dos guardas daquela prisão, que de acordo com as leis e os costumes romanos não havia cumprido suas responsabilidades. Certamente havia regimento interno que determinava as obrigações e as consequências em tais casos.

MANDOU-OS JUSTIÇAR. Esta colocação feita por Lucas, nos leva a pensar em algumas possibilidades do que aconteceu com os soldados que estavam responsáveis pela guarda de Pedro. Há quem defenda que os soldados romanos foram apenas repreendidos por não cumprirem com suas responsabilidades, já outros afirmam que eles foram presos por isso, mas outros comentam que eles foram executados.

E PARTINDO DA JUDEIA PARA CESARÉIA, FICOU ALI. É razoável dizer que Herodes já havia comunicado as principais lideranças dos judeus que iria apresentar a Pedro em praça pública, e que em seguida o executaria como retaliação ao cristianismo. Mas como não aconteceu conforme o que ele estava planejando, certamente ficou envergonhado e decidiu sair de Jerusalém, viajou para Cesaréia fugindo da situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...