sexta-feira, 5 de junho de 2020

Atos 12:6

Atos 12:6 - E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.
E QUANDO HERODES. Pedro não tinha o que fazer, senão esperar que Deus agisse em seu favor, no sentido de libertá-lo daquela prisão injusta, até porque ele não havia feito nada de errado. A igreja de Cristo estava fazendo também sua parte que era se manter em campanha de oração permanentemente para que os céus se manifestassem em defesa de Pedro. Enquanto isso, Herodes Agripa se articulava para atender aos caprichos do diabo em desarticular a Pedro, atingindo assim, a igreja.

ESTAVA PARA O FAZER COMPARECER. Parece-nos que Herodes estava de maneira dissimulado querendo dar a entender para os judeus que respeitava as tradições do judaísmo, pelo fato de não executar a Pedro durante as festividades da Páscoa e dos dias dos pães asmos. No dia seguinte, Herodes já estava pronto para apresentar Pedro diante dos judeus com acusações falsas, condenar a morte mais um homem justo.

NESTA MESMA NOITE ESTAVA PEDRO DORMINDO. Esta seria literalmente a noite mais escura da vida de Pedro, porque os planos malignos estavam sendo tramados contra sua vida, bem como contra sua missão no reino de Deus. Mas como Pedro era um homem de Deus, ele tinha plena convicção que o Senhor Jesus iria fazer alguma coisa para livrá-lo da morte e do mal. A tranquilidade de Pedro fala de sua fé em Deus.

ENTRE DOIS SOLDADOS. Dezesseis soldados estavam em serviço a cada noite para guardar a Pedro na prisão, em que em três e três horas eram mudados estes soldados para que não viessem a dormir. Estes dois soldados que estavam dentro da sela com Pedro eram fortes o suficientes para debelarem qualquer movimento de revolta do preso que estava a seus cuidados, bem como eram soldados com muita experiência.

LIGADO COM DUAS CADEIAS. O escritor Lucas dá detalhes de como Pedro se encontrava naquele cárcere interior. Pedro estava em uma sela subterrânea, em que não tinha como fugir. Além do mais, os dois soldados que ficavam sempre com ele dentro da sela, estavam acorrentados e ligados diretamente a Pedro, não tinha como Pedro sair daquele lugar, senão juntamente com aqueles dois soldados romanos.

E OS GUARDAS DIANTE DA PORTA. Já do lado de fora da sela onde Pedro estava detido, portanto, do outro lado da porta, haviam outros dois soldados bem armados para que o preso não tivesse nenhuma chance de fugir. Além de guardarem o preso, estes soldados também tinha a responsabilidade de acompanharem qualquer movimento externo, no sentido de evitarem que forças externas resgatassem o preso.

GUARDAVAM A PRISÃO. Este tipo de prisão era oferecida para o detento de alta periculosidade, o que nos dias de hoje são chamados de presídio de segurança máxima do governo federal. O rei sabia que Pedro não era um homem perigoso, mas o monarca estava agindo desta forma com Pedro, porque ele tinha conhecimento que algo de anormal poderia acontecer para libertação do apóstolo. Certamente o rei tinha receio que os cristãos se revoltassem e fizessem um motim para libertar a Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...