sexta-feira, 5 de junho de 2020

Atos 12:4

Atos 12:4 - E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa.
E, HAVENDO-O PRENDIDO. No versículo anterior, Lucas escreveu que Herodes havia mandado prender a Pedro, e essa medida passava pela cabeça do rei como uma forma de privar não somente a Pedro de pregar o evangelho naquelas festividades, mais também afetava todos os demais apóstolos, porque Pedro era um dos principais líderes da igreja de Cristo em Jerusalém. Não há dúvida que com a morte de Tiago e a prisão de Pedro promoveu o medo e o pânico nos demais líderes da igreja de Cristo.

O ENCERROU NA PRISÃO. Pedro já havia sido preso juntamente com João pelas autoridades religiosas de quando fez em nome de Cristo o milagre na vida do coxo de nascença. Atos 4:2-3 - Doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos. E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois já era tarde. Agora, o rei quem manda prender a Pedro.

ENTREGANDO-O. A intenção de Herodes não era simplesmente manter a Pedro na prisão para que fosse aplicado um justo julgamento, até porque Pedro não tinha cometido nenhum crime, conforme as leis romanas e também judaicas. Essa detenção de Pedro era temporária, até que depois da Páscoa ele fosse executado, como fizeram como mararam o Senhor Jesus, tiraram a vida do apóstolo Tiago amigo de Pedro.

A QUATRO QUATERNOS DE SOLDADOS. No caso da primeira prisão de Pedro, ele havia sido guardado pelos soldados da guarda do templo, enquanto que agora, ele era guardado por dezesseis soldados da guarda imperial. A noite era dividida em quatro turnos, e neste caso, quatro soldados ficavam por três horas vigiando a Pedro, dois do lado de fora da sela e dois do lado de dentro, portanto, dezesseis soldados foram usados para guardarem a Pedro naquela prisão, que era na parte baixa do cárcere.

PARA QUE O GUARDASSEM. Provavelmente, o rei Herodes já havia ouvido falar do poder de Cristo que estava sobre a vida de Pedro e que por algum motivo ele poderia escapar da prisão, e a prova disto é que o monarca se utilizou de tantos soldados e de uma prisão de segurança máxima, o cárcere interior, onde ficava quase impossível de algum escapar. Sem contar que os dois soldados ficavam acorrentados ao preso.

QUERENDO APRESENTÁ-LO AO POVO. Porque Herodes estava agindo desta forma? Se ele quisesse poderia executar a Pedro naquele mesmo dia, mais essa foi uma estratégia maligna do rei, que desejava ganhar mais ainda a simpatia dos judeus. A realidade era que havia por traz desta perseguição feita por Herodes a intenção de barganhar com os judeus, eles que se sentiam prejudicados pela religião de Cristo.

DEPOIS DA PÁSCOA. No versículo anterior, o escritor fala a respeito dos dias dos pães asmos, que se comemoravam depois dos dias da Páscoa propriamente dita. A solução está no fato que muitos consideravam uma festa só, mais que, como a Pascoa era considerada uma festa mais popular entre os judeus, então se chamava todo o tempo festivo de festa da Páscoa. Os judeus evitavam executar pessoas neste mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...