quinta-feira, 11 de junho de 2020

Atos 12:25

Atos 12:25 - E Barnabé e Saulo, havendo terminado aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos.
E BARNABÉ. Este discípulo de Cristo é introduzido no livro de Atos pela primeira vez em Atos 4:36-37 - Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos. Depois reaparece em Atos capítulo onze fazendo missão em Antioquia. Barnabé é o exemplo de cristão que tira o seu foco das coisas materiais para dar prioridade às preciosas coisas do reino de Deus.

E SAULO. Este era o nome hebraico do Apóstolo Paulo, ele que antes de ter um encontra transformador com o Senhor Jesus foi um terrível perseguidor contra os servos de Cristo. A partir do próximo capítulo deste livro, podemos observar que Saulo de Tarso passa a ser o personagem principal deste livro histórico do Noto Testamento. Um pouco mais a frente Saulo passa a ser chamado de Paulo no mundo gentílico.

HAVENDO TERMINADO. Neste versículo, o escritor Lucas retoma o assunto das atividades de Barnabé e Saulo, que fizeram uma companha social de arrecadação de donativos em Antioquia para os irmãos que estavam passando necessidades na Judeia. Eles viajaram com os alimentos arrecadados para Jerusalém, entregaram tais donativos aos anciãos da igreja e certamente ficaram um pouco acompanhando tudo.

AQUELE SERVIÇO. Isto se refere ao que Lucas escreveu em Atos 11:29-30 - E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia. O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo. Este era um serviço de muita importância naquele momento, porque houve uma grande seca na Palestina e com efeito gerou necessidades maiores ainda na igreja da Judeia. Isso é na prática o amor ao próximo.

VOLTARAM DE JERUSALÉM. O trabalho de Barnabé e Saulo de Tarso em Jerusalém foi de uma importância fundamental para quebrar as barreiras que haviam entre os cristãos legalistas e os gentios. Cumprida a missão, os dois homens de Deus estavam de volta a sua base missionária em Antioquia para darem continuidade aos trabalhos de evangelização dos gentios e ao discipulado dos novos convertidos ao evangelho.

LEVANDO TAMBÉM CONSIGO A JOÃO. João era o nome próprio de Marcos, o mesmo que escreveu o segundo livro do Novo Testamento e o mais antigo. Os trabalhos em Antioquia estavam crescendo e se desenvolvendo de forma a que precisava de mais obreiros para ajudar nesta missão. Barnabé e Saulo sabia que não estavam dando conta do recado, e João Marcos seria muito útil no discipulado dos novos convertidos.

QUE TINHA POR SOBRENOME MARCOS. Tomando por exemplo o nosso país e a nossa cultura, é muito comum as pessoas terem o seu nome próprio e vários outros sobrenomes, que em muitos dos casos são firmas representativas da família do pai e da mãe do cidadão. Porem, entre os hebreus não era assim, geralmente a pessoa tinha o nome próprio e um apelido que era dado depois, como característica pessoa do cidadão judeu. Como se nota, este discípulo de Cristo ficou conhecido como Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...