sábado, 13 de junho de 2020

Atos 13:1

Atos 13:1 - E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.
E NA IGREJA. O que é a igreja de Cristo? Ou quem realmente é a igreja de Cristo? Não se trata de um templo feito de tijolos, madeiras e telhas, nem muito menos de materiais perecíveis. A igreja remida de Cristo também não é uma denominação ou organização religiosa como muitos defendem. A igreja viva de Cristo Jesus é composta de pessoas que foram compradas pelo precioso sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A igreja é o corpo de Cristo que ainda está neste planeta terra.

QUE ESTAVA EM ANTIOQUIA. O Escritor não está falando em um templo dedicado ao cristianismo na cidade de Antioquia, mas ele se reporta sobre todos aqueles que serviam ao Senhor Jesus naquela cidade, buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima como prioridade. Os relatos do Novo Testamento nos faz saber que Antioquia passou a ser um importante centro de atividades missionárias.

HAVIA ALGUNS PROFETAS. Os profetas descritos como fazendo parte do ministério no Novo Testamento não era a mesma coisa que os profetas da antiga dispensação. Os antigos profetas de Deus foram enviados ao seu povo Israel para exortar aos seguidores do judaísmo que estavam fora dos planos de Deus. Os profetas da nova dispensação eram aqueles que o Espírito Santo usava para exortar a igreja de Cristo.

E DOUTORES: A SABER: Os doutores eram um pouco diferentes dos profetas quanto aos seus ofícios, uma vez que, os profetas eram iluminados diretamente pelo dom de profecia, enquanto que os doutores dependiam em muitos casos do conhecimento que tinham acumulado das Escrituras. Estes doutores ficavam com a responsabilidade de interpretarem as Escrituras messiânicas dos hebreus, provando pelos escritos do Velho Testamento que Jesus era o Messias de Deus, conforme o Espírito Santo dizia.

BARNABÉ E SIMEÃO CHAMADO NÍGER, LÚCIO, CIRENEU. Barnabé era o Missionário da igreja de Jerusalém que fora enviado pelos apóstolos para pregar o evangelho aos gentios em Antioquia. Há quem diga que este Simeão seria o mesmo que ajudou a Jesus levar a Cruz. Quanto a Lúcio Cireneu, alguns afirmam que ele era parente de Saulo de Tarso, e outros chegam a defender que seria o Dr. Lucas, escritor do livro.

E MANAÉM, QUE FORA CRIADO COM HERODES O TETRARCA. Este homem era um irmão de Criação do rei Herodes Antipas, o mesmo que mandou degolar a cabeça de João Batista, o precursor de Cristo. Este era um discípulo de Cristo que exercia grande influência na cidade de Antioquia, facilitando assim a penetração do evangelho também na alta sociedade daquele lugar, e isso se deveu a influência de Manaém.

E SAULO. Até então, os trabalhos de Saulo de Tarso dentro do livro de Atos dos Apóstolos vem sendo apresentado de forma tímida, mas a partir de então, o grande apóstolo dos gentios se transformará em um gigante na obra de evangelização no mundo gentílico. Dentre os cinco nomes citados neste versículo por Lucas, não temos como distinguir quem de fato era profeta ou doutor, mas Saulo poderia ser os dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...