quarta-feira, 17 de junho de 2020

Atos 13:12

Atos 13:12 - Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.
ENTÃO O PROCÔNSUL. O Espírito Santo estava mais uma vez agindo para que mais um pecador se achegasse ao trono da graça, cumprindo assim o propósito do evangelho das boas novas de Cristo. Este procônsul era chamado de Sergio Paulo, uma das altas autoridades na ilha de Chipre, tendo sido nomeado ou escolhido pelo senado romano para tomar conta da ilha de Chipre. Os historiadores nas fazem saber que este homem era curioso no que diz respeito às coisas sobrenaturais e espirituais, bem como sábio.

VENDO. Sergio Paulo viu com seus próprios olhos os fatos narrados pelo escritor deste livro, não foi coisa de ouvir dizer ou que lhe contaram para que ele viesse a crer na história. O ser humano está acostumado a lidar com as coisas naturais desta vida, e provavelmente aquele procônsul já havia visto coisas estranhas acontecerem por meio das atividades ocultistas realizadas por Elimas, conhecido de Barjesus, o encantador.

O QUE HAVIA ACONTECIDO. Lucas se reporta ao que está escrito no versículo anterior conforme Atos 13:11 - Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão. O que Deus estava realizando através de Paulo era tão grande que superava tudo que Elimas fez antes.

CREU. Não temos como saber se na verdade Sergio Paulo se converteu para o reino de Cristo depois de contemplar este fato tão extraordinário que Deus realizou por intermédio da Paulo. Há quem diga que o procônsul apenas creu que o poder que operava através de Paulo era superior ao ocultismo realizado de maneira enganoso por Barjesus, o encantador e também falso profeta. Não há subsídio bíblico suficiente para se afirmar que esta crença de Sergio Paulo se traduza pela fé cristã genuína.

MARAVILHADO. A realidade é que o procônsul ficou de queixo caído diante do que viu com seus próprios olhos. As pessoas sabem que existe uma guerra permanente entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, e existe um conceito geral, ainda que abstrato que o bem vence o mal, bem como a luz vence as trevas, no entanto, o mais convincente é quando na prática as pessoas veem com seus olhos que isso é uma realidade prática.

DA DOUTRINA. No primeiro momento podemos afirmar que esta doutrina sobre a qual escreve o Dr. Lucas diz respeito às palavras ditas pelo missionário e representante de Deus, Paulo. Mas, se Sergio Paulo creu em tudo que Barnabé, Paulo e João Marcos pregavam na ilha de Chipre, então podemos assegurar que o procônsul chegou a crer no corpo completo do arcabouço do evangelho da graça de Deus e de Cristo Jesus.

DO SENHOR. É interessante que o procônsul, Sergio Paulo teve uma compreensão realista de que as palavras pronunciadas por Paulo não era a sua própria ideologia, mas se tratava de uma comunicação direta de Cristo Jesus. Este “Senhor” sobre o qual fala o escritor, pode se referir ao Deus único e Verdadeiro, Criador de todas as coisas, mas com certeza, neste caso específico diz respeito ao Cristo exaltado por Deus, ele que era o príncipe de Deus Pai, Rei dos reis e Senhor dos Senhores (Apocalipse 19:16).

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...