quinta-feira, 11 de junho de 2020

Atos 12:23-24

Atos 12:23-24 - E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou. E a palavra de Deus crescia e se multiplicava.
E NO MESMO INSTANTE. Este mesmo Herodes estava carregado dos seus próprios pecados, não muitos dias atrás mandou executar a Tiago, irmão do apóstolo João, que era uma das lideranças importantes da igreja de Cristo. Planejou igualmente ha dias passados a execução igualmente de Pedro, e se não tivesse havido a intervenção de Deus, que enviou o seu anjo para libertar ao apóstolo, Herodes o teria matado. Agora, neste mesmo dia, foi exaltado pelos homens como se fosse Deus e aceitou isso.

FERIU-O O ANJO DO SENHOR. Veio, portanto, imediatamente a sua recompensa, conforme a lei da colheita, conforme a semeadura, Gálatas 6:7-8 - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Neste caso, o anjo veio para fazer justiça.

PORQUE NÃO DEU GLÓRIA A DEUS. Existem coisas que são toleráveis pelo Deus de amor, bondade e misericórdia, mas se existe uma coisa que Deus não aceita é que a sua glória seja roubada por quem quer que seja. Se o povo pagão daquela época tinha a tendência a idolatrar seus reis e governantes, porem, Herodes sabia que ele não era o Deus Criador de todas as coisas, a quem o povo estava o chamado e definindo. Essa lição deveria servir até para os líderes cristãos que aceitam glória dos seres humana.

E COMIDO DE BICHOS. O castigo veio imediatamente sobre o rei Herodes Agripa, e ele foi acometido de uma enfermidade rara ao ponto de seu grande poder político e econômico não o poder livrar da morte. Nem mesmo o Dr. Lucas, o autor do livro de Atos dos Apóstolos deu um nome científico para a enfermidade que acometeu o arrogante monarca. Este homem apodreceu em vida, ao ponto dos vermes o consumir antes mesmo de ser sepultado, como castigo advindo pelos seus inúmeros pecados.

EXPIROU. Os comentaristas e historiadores nos fazem saber que a enfermidade surgiu de repente sobre o corpo de Herodes Agripa, e que a doença ainda perdurou por cindo dias, o que deve ter sido terrivelmente dolorido, mas que depois foi que veio a sua morte. Lamentavelmente, grande parte dos seres humanos não cumprem suas missões na terra, que é render sempre glórias ao Deus único e verdadeiro, o Criador.

E A PALAVRA DE DEUS. Terminado o assunto sobre o rei Herodes e sua morte trágica por mão glorificar a Deus, Lucas volta a falar sobre as atividades envolvendo os líderes da igreja de Cristo. Os apóstolos e servos de Cristo pregavam com ousadia o evangelho da libertação e mais e mais o Espírito Santo convencia aos pecados da necessidade de se arrependerem. A mensagem de Cristo chegava a todos os lugares com muito poder.

CRESCIA E SE MULTIPLICAVA. Esse era o supremo plano de Deus já dentro da nova aliança da graça divina, que o evangelho das boas novas de Cristo chegasse a todos os lugares para libertação de vidas para o reino de Deus. João Batista começou pregando o evangelho, Jesus cumpriu com sucesso seu ministério de pregação das boas novas, e agora, os apóstolos e líderes da igreja primitiva completava a obra do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...