sábado, 13 de junho de 2020

Atos 13:3-4

Atos 13:3-4 - Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
ENTÃO, JEJUANDO E ORANDO. A igreja tinha uma grande responsabilidade com a obra de Deus, e neste caso da comunidade cristã de Antioquia, se percebe o engajamento de todos pela obra de missões. Na realidade houve uma campanha de jejum, se não de todos, mas da grande maioria por essa causa, por este trabalho tinha grande importância. Como também a igreja de Cristo se pôs em oração pelos dois missionários que estavam dando início a um grande trabalho de missões aos gentios.

E PONDO SOBRE ELES AS MÃOS. Essa forma de imposição das mãos sobre Barnabé e sobre Saulo de Tarso era uma ação simbólica de transmissão de autoridade, bem como de apoio ao que eles iriam realizar sobre a evangelização de outros povos. Neste particular, não se tratava de consagração, mais sim, de uma boa prática da igreja de Cristo, no sentido de aprovação por parte da igreja e dos líderes que ficavam orando.

OS DESPEDIRAM. No caso de Barnabé, ele já era reconhecido pelos líderes de Jerusalém como missionário do reino de Cristo, enviado para pregar o evangelho das boas novas do Senhor Jesus. Já quanto a Saulo de Tarso, ele fez o seu treinamento em Damasco e cidades circunvizinhas, mas somente agora estava em missão oficial a serviço da igreja de Cristo. A partir de então, Paulo se tornou um grande missionário.

E ASSIM ESTES, ENVIADOS. Lucas fala a respeito de Barnabé e de Saulo de tarso que estavam sendo enviados como missionários a serviço do reino de Cristo. Com isso, entende-se que os missionários tinham como responsabilidade enviarem notícias a igreja de Antioquia de suas atividades nos campos evangelizados por eles. Como também a igreja que estava os enviando poderia ajuda-los se precisassem de socorro.

PELO ESPÍRITO SANTO. Um pouco antes, o escritor deste livro fala sobre a orientação do Espírito Santo para o enviou destes dois missionários para propagação de evangelho libertador. Atos 13:2 - E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. O Espírito Santo de Deus daria total e absoluta assistência aos pregadores do evangelho.

DESCERAM A SELÊUCIA. Quando se fala em desceram a Selêucia, isso se refere a posição geográfica das duas cidades em que Antioquia ficava em uma posição superior em comparação a Selêucia. Selêucia era uma cidade portuária que ficava a cerca de vinte e seis quilômetros de Antioquia. Foi fundada pelo rei Selêucida, Seleuco Nicator, ela ficava no pé do monte Rosus, tendo em seguida uma grande e bela planície.

E DALI NAVEGARAM PARA CHIPRE. Não temos como saber se Barnabé e Saulo de Tarso se demoraram na cidade de Selêucia, porem, podemos conjecturar que o objetivo deles era justamente seguirem até a igreja chamada Chipre. Esta era a cidade natal de Barnabé, onde certamente ele desejava primeiro pregar o evangelho para seus familiares, amigos e conhecidos. Não temos como saber como os missionários foram penetrando naquela cidade, mais eles estavam em Chipre para falar de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...